As alianças são um dos principais símbolos de um relacionamento amoroso, como o noivado ou o casamento. Mas você sabe qual é a história da aliança de casamento?

Essa é uma tradição bem antiga, demonstrando o elo entre duas pessoas. Se você quer saber mais sobre essa tradição, acompanhe este post!

A história da aliança de casamento

Desde o Egito antigo, os anéis são considerados acessórios com significados íntimos. Na sua criação, eles tinham diferentes utilidades e conceitos: talismãs pessoais, moeda de troca, símbolo de status ou promessa de amor.

Original do latim “alligare” — relação de proximidade ou de união —, a aliança de casamento simboliza o pacto realizado entre o casal. A história da aliança de casamento, no entanto, não é única: cada cultura tinha um significado e uma costumes diferentes sobre esses anéis.

Egito

Para os egípcios, o anel era um símbolo poderoso. Por ser um círculo, não há início nem fim, e isso representa a vida eterna e o amor imortal. A abertura no centro significa a entrada para um mundo desconhecido.

Nessa cultura, usava-se a aliança no 4º dedo da mão esquerda, pois ele teria uma veia que se conecta ao coração da pessoa que usa o anel, sendo um dos motivos para que o anelar seja o dedo oficial para a aliança de casamento.

Roma

Já os Romanos, além de concordarem com a simbologia egípcia quanto ao significado e a utilização no anelar, também viam a aliança como um símbolo de posse: os homens acreditavam que seriam donos de suas mulheres ao dar-lhes um anel.

Grécia

Para os Gregos, as alianças simbolizavam cuidado e afeição, sendo confeccionadas em ferro imantado para que os corações dos noivos permanecessem conectados.

Outras culturas

Apesar de a medicina não corroborar a informação a respeito da conexão da veia do anelar esquerdo com o coração, outras culturas adotaram essa escolha. Além disso, para a Igreja, utilizar a aliança na mão esquerda a deixa mais próxima do coração.

Significado da aliança de casamento

Atualmente, as alianças representam a felicidade do casal. Muitas religiões acreditam que esses anéis representam duas metades que formam um inteiro, adotando-a como símbolo de união e fidelidade entre os casais.

Porém, sabe-se que essa tradição não é seguida apenas pelas religiões, tendo em vista que a aliança possui diversos significados, como:

  • amor;
  • comprometimento;
  • cumplicidade;
  • eternidade;
  • fidelidade.

Por isso, a partir do final da cerimônia, o casal passa a usar a aliança como símbolo do seu amor e da sua união.

Os tipos de aliança

Existem vários tipos de aliança para os noivos escolherem. Podem ser modelos iguais ou com detalhes que diferenciam a de cada um. O importante é que seja mantida a harmonia, como na vida do casal.

Existem 4 tipos de alianças:

  • alianças lisas: é o modelo clássico e tradicional, sem nenhuma pedra preciosa e pode ser feita com diversos materiais.
  • alianças cravejadas: esses anéis, cravejados com diamantes ou outras pedras, costumam ser escolhidos por quem busca mais brilho;
  • alianças de diamante ou eternity band: nesses modelos o aro inteiro é formado pelas pedras, com metais apenas acima ou abaixo, mas não entre elas;
  • meia aliança cravejada ou anniversary band: parecida com a cravejada ou a de diamante, a diferença é que as pedras ocupam apenas metade do aro, o restante é liso.

Como escolher o modelo ideal

Para escolher o melhor modelo é importante pesquisar fotos, ir em joalherias e analisar as opções: você precisará definir formato, material, cor, estilo e largura do anel.

É preciso lembrar de que elas serão usadas por muito tempo e, por isso, devem ser escolhidas de acordo com o gosto dos noivos, e não apenas considerando a moda e outros fatores que podem causar arrependimento futuro.

Para quem tem um orçamento limitado e quer alianças com mais detalhes, com diamantes, por exemplo, é possível optar por um modelo simples e incluir as pedras em determinados momentos, como comemorações de bodas.

Existem várias opções, adaptáveis a todos os gostos e orçamentos. Com calma, é possível encontrar aliança ideal para simbolizar a sua união.

Se você gostou deste texto sobre a história da aliança de casamento, assine a nossa newsletter e receba os nossos conteúdos por e-mail!

Autor

Escreva um comentário

Share This