Vários detalhes precisam ser levados em conta na organização do grande dia e escolher o local do casamento é um deles. Afinal, ele não pode acontecer em nenhum lugar menos que perfeito. Mas como acertar ao tomar essa decisão?

É importante encontrar um local que tenha tudo a ver com os noivos. Mas, antes, é preciso levar alguns pontos em consideração para definir ao certo onde será realizada a cerimônia e a festa. Confira alguns deles:

Respeite o orçamento disponível

Um dos pontos fundamentais para planejar qualquer evento é ter em mente o valor que se está disposto a gastar. O orçamento é essencial para definir praticamente todos os passos seguintes.

Com um orçamento generoso, é possível investir em uma festa com um espaço mais amplo, convidar um número maior de convidados para participar do evento, criar um cardápio mais variado, etc.

Uma vez que o orçamento inicial é definido, é possível dividir melhor os custos, assim, os noivos evitam que os outros aspectos sejam neglicenciados — como o buffet, por exemplo.

Atente para o número de convidados

Definir quantos convidados os noivos esperam receber no grande dia é um ponto importantíssimo, já que isso influenciará diretamente na escolha do local. Imagine que vocês sempre sonharam em fazer um casamento mais íntimo e aconchegante. O local precisa atender às suas necessidades, certo?

Faça uma lista prévia com o número de pessoas que esperam e mais alguns acompanhantes, caso o orçamento permita. Tendo em mãos o número de convidados, é possível procurar um local que tenha capacidade para atender às demandas do casal.

Pense também em quem comparecerá ao evento, porque isso influencia diretamente na infraestrutura. É preciso se certificar de que exista estrutura suficiente para receber da melhor forma possível todos os convidados e fácil acesso para pessoas idosas.

Leve a época do ano em consideração

Pensar na data do casamento com antecedência é essencial para escolher o local da cerimônia e da festa. Em algumas partes do Brasil as estações são bem definidas e isso interfere muito na escolha do lugar.

Entretanto, é preciso considerar imprevistos, como uma chuva fora de estação, que pode comprometer o seu evento. Pesquise locais com experiência em casamentos ao ar livre, pois certamente estarão preparados para lidar com esse tipo de problema. Tanto o Castelo Aragon, quanto a Casa Aragon, em São Paulo, oferecem essa possibilidade.

Detalhes como decoração e cardápio também são influenciados pela época do ano. Escolher uma decoração muito vibrante pode destoar do clima de inverno, se esse não for o propósito. Servir comidas quentes em uma época de calor também pode desagradar os convidados.

Por esses e outros motivos, é essencial levar em conta a época do ano para escolher o local que melhor se adapte aos planos do casal.

Pense no estilo do casamento

O local do casamento precisa ser escolhido de acordo com o estilo preferido do casal.

De que adianta querer um casamento moderno se o local escolhido é mais vintage? A decoração selecionada a partir do estilo do casamento precisa se adaptar ao local e não destoar dele, certo?

Para aqueles que preferem um casamento mais rústico e aconchegante, por que não procurar locais que tenham essa temática? O Castelo Aragon na Granja Viana é um local perfeito para um Casamento Rústico.

Os noivos são mais modernos e têm um estilo de vida agitado? Procure um grande salão que tenha uma uma pista de dança integrada para curtir ao máximo a festa.

A Casa Aragon possui um salão com mais de 6 metros de pé direito, piso de peroba rosa, infraestrutura de última geração e alta tecnologia para som e iluminação.

O casamento precisa, antes de mais nada, agradar aos noivos e ter a cara deles. Definindo o estilo, fica muito mais fácil escolher o lugar para celebrar o grande e esperado dia.

Preste atenção no horário

O horário do casamento não é um dos fatores que mais influenciam na escolha do local, mas é definitivamente um ponto que pode incrementar ainda mais a decoração e tornar o grande dia ainda mais mágico — tanto para os noivos quanto para os convidados.

Um casamento realizado à luz do dia precisa levar em conta a presença do sol e aproveitá-lo da melhor forma possível. Nesse caso, recomendam-se cerimônias ao ar livre e aproveitando de preferência a luz maravilhosa do pôr do sol.

Já para os casamentos noturnos, é possível usar o que a noite tem de melhor para criar a mágica do grande dia. Essa opção de horário pode ser perfeita para aqueles casais mais românticos, já que é possível fazer uma festa ao ar livre e decorar o ambiente com velas e luzinhas.

Viu como alguns pontos são importantíssimos na hora de escolher o local do casamento? Com um pouco de planejamento e atenção aos detalhes, é possível escolher um lugar que seja inesquecível tanto para os noivos quanto para os convidados.

Mas lembre-se: um casamento precisa ser feito para os noivos, não só para os convidados. Defina o número de pessoas, o orçamento disponível, o melhor horário para realizar a cerimônia, a época dos sonhos e o estilo do casal. Com um diálogo aberto, fica bem mais fácil montar uma festa que seja a cara de vocês e encontrar um local que renderá lembranças inesquecíveis.

Se você gostou desse post, então venha conhecer um espaço para casamento em São Paulo!

Autor

Escreva um comentário

Share This