O bem-casado para casamento é um doce tradicional que está presente em praticamente todas as celebrações. Pela sua representação, sempre conquista os convidados.

O doce pode ser servido livremente aos convidados ou entregue como lembrancinha de casamento e agradecimento pela presença. Também pode ser utilizado como parte da decoração da festa, trazendo diversas possibilidades para os noivos.

Pensando em todas essas questões, preparamos este post para explicar melhor essa tradição e trazer dicas para você fazer a escolha mais adequada da utilização do doce para sua festa. Continue a leitura e saiba mais!

A tradição do bem-casado para casamento

O bem-casado é um doce original de Portugal e foi criado por volta do século XVII. Desde então, passou por várias adaptações. Ele representa a união de duas partes, seladas pela cumplicidade e pelo respeito mútuo, ou seja, a união e o compromisso do casal.

A entrega dos doces tem a finalidade de abençoar todos que o saboreiam com a mesma felicidade e sorte dos noivos. Por ter essa simbologia positiva, ele foi adaptado para outras comemorações, como nascimentos e batizados (bem-nascidos), e aniversários (bem-vividos).

Escolha do doce e cálculo da quantidade

O bem-casado é feito com massa de pão de ló recheado, tradicionalmente, com baba de moça ou doce de leite, e banhado em uma calda de açúcar. Porém, atualmente, é comum utilizar outros recheios, como chocolate, creme de nozes ou creme de baunilha.

Na hora de escolher o doce, os noivos podem optar pelo tradicional ou inovar com outros recheios. Em caso de dúvidas, basta conversar com os fornecedores e solicitar uma prova. Ao experimentar, os noivos poderão decidir com mais facilidade, tendo certeza do resultado.

Outro fator importante na hora de encomendar é a quantidade, e o cálculo depende da forma como ele será utilizado na festa.

Se o bem-casado for a lembrança do casamento, o ideal é calcular 1,5 unidades por pessoa, pelo menos. Caso os noivos queiram servi-lo livremente para os convidados durante a festa, o melhor é encomendar, no mínimo, 3 por convidado.

Porém, havendo restrição no orçamento, é possível entregá-lo apenas como lembrança e somente um por pessoa.

Para tanto, recomenda-se já deixá-los nas mesas para quando os convidados forem recepcionados. Nestas situações, basta verificar com o organizador quantos pratos serão colocados e encomendar essa quantidade de doces, com uma margem de segurança pequena — entre 10 e 20 unidades costumam ser suficientes.

Embalagem e decoração

O planejamento do casamento, apesar de trabalhoso, permite que os noivos decidam todos os detalhes para a realização da sua festa dos sonhos. Ao escolher servir o bem-casado, também é necessário decidir a embalagem e a apresentação dos doces.

Escolha da embalagem

A embalagem do bem-casado para casamento é um ponto importante, pois o doce representa o carinho dos noivos com os convidados. Caso eles sejam utilizados como parte da decoração, é fundamental que sigam a mesma paleta de cores da festa.

As embalagens, materiais e cores podem variar de acordo com o local e o estilo da comemoração, permitindo a utilização de diversos materiais: papel, tecido, renda, fitas, caixinhas personalizadas ou, ainda, embalagens transparentes.

Sempre que utilizados como lembrança, o ideal é que sejam acompanhados de um cartão de agradecimento pela presença dos convidados.

Integração do bem-casado à decoração

Existem diversas formas de integrar os bem-casados à decoração da festa. Uma possibilidade é utilizá-los como centro de mesa: você pode substituir o arranjo comum por uma lâmina de espelho na qual serão dispostos os doces. Nesse caso, as embalagens criarão um efeito especial, além de dar um ar mais sofisticado.

Também é possível colocá-los na mesa de doces ou em outros móveis usados na decoração. Se forem oferecidos como lembrança de casamento, devem ficar expostos em uma mesa exclusiva, com um destaque especial.

Além de ser uma delícia, o bem-casado pode trazer um charme ainda mais especial para a cerimônia, não acha? Fique de olhos nos detalhes e conquiste seus convidados com esse doce que dá água na boca!

Então, gostou deste post? Agora que você já sabe tudo sobre bem-casado para casamento, curta nossas páginas no Facebook — Castelo Aragon e Casa Aragon — e tenha acesso a vários outros conteúdos e dicas exclusivos!

Autor

Escreva um comentário

Share This