Jantar Franco Americano? Serviço de Buffet? Finger Foods? Empratado? À Francesa? Qual o estilo de Buffet para Casamento ideal para você?

Muitos termos e muita confusão na hora de decidir qual estilo de serviço contratar para o seu casamento? Então esta matéria foi escrita para você.

Alain Pierre Berjeaut, da Casa Aragon e Castelo Aragon, é especialista no assunto e abaixo explica de forma objetiva a diferença entre cada tipo de serviço.

“Existem poucos estilos de serviço na verdade, mas muitas pessoas utilizam de forma equivocada os termos técnicos e isso confunde os casais na hora de contratar o Buffet do seu casamento.

Basicamente são três estilos de serviço ideais para a ocasião.

São eles, o Jantar ou Almoço Franco Americano, o Jantar Volante com a Ilha de Finger Foods e o Brunch. Uma quarta opção é o Jantar ou Almoço empratado, mas é cada vez menos comum a utilização deste estilo de serviço em casamentos.”

Veja abaixo a explicação sobre cada um dos estilos, seus prós e contras e decida qual se encaixa melhor para o seu casamento.

Buffet para Casamento – O estilo Franco-Americano 

É quando os pontos de Buffet são montados no salão e os convidados vão até estes pontos. A diferença entre o serviço “Americano” e o “Franco – Americano”, é que no primeiro, o convidado se serve do Buffet e no segundo, Copeiras Uniformizadas estão posicionadas atrás destes pontos e servem os convidados, estando prontas a dar informações sobre cada item do Cardápio.

“No Castelo Aragon e na Casa Aragon, não utilizamos o serviço Americano pois deixar com que cada um se sirva é dar margem para a formação de filas e causar pequenos problemas principalmente após os convidados já terem bebido um pouco”- explica Alain Pierre Berjeaut.

“O ideal e mais recomendado entre todos os estilos de serviço é o Franco-Americano. Montamos sempre um ponto de Buffet para cada 100 convidados e nossas copeiras se posicionam atrás dos pontos de Buffet servindo os convidados, porcionando corretamente os itens do cardápio e explicando item a item para quem tem alguma dúvida”.

Buffet para Casamento – O Jantar Volante com Ilha de Finger Foods

Neste estilo de serviço, altamente recomendado para casais jovens e descolados, os canapés e cumbuquinhas circulam pelo salão no inicio da festa e ao invés de termos pontos de Buffet montados como no estilo Franco-Americano, servimos Bowls e Cumbucas com os pratos principais como massas e carnes. A carne pode ser um “Emince de Vitela ao Bordeaux” por exemplo que já é cortado em pequenos cubos e pode ser consumido sem a necessidade de sentar e utilizar garfo e faca. Em um lounge, em uma mesa bistrot no jardim ou até mesmo batendo papo em pé ao lado do bar, as pessoas se alimentam e ficam prontas para dançar, tomar mais uma bebida ou simplesmente curtir a festa e os convidados.

No momento da Sobremesa, que é passada em pequenas Taças e Copinhos, montamos também a Ilha de Finger Foods com várias comidinhas que podem ser apreciadas até o final da festa. Um Gravlax de Salmão, uma Pata de Jamon Serrano fatiado bem fininho na hora por um de nossos copeiros, uma saladinha de Quinua e muitos outros itens bacanas fazem sucesso entre os convidados”- garante Alain Pierre Berjeaut.

Além de a Ilha de Finger Foods ser uma delícia, é ainda mais um item decorativo em sua festa de Casamento.

Buffet para Casamento – O Brunch

Para quem pretende fazer um casamento no jardim, e gosta do dia, um Brunch no Domingo é Incrível.

“É como um carro clássico, explica Alain Pierre Berjeaut. Nunca sai de moda mas não é qualquer um que fica bem por trás do volante”.

Um mix de café da manhã e almoço, utiliza o estilo de Buffet com ítens frios e quentes montados e servidos simultaneamente.

Cafés, Chás, Infusões, Chocolate Quente, Bolos, Doces, Ecclairs e Tortas Variadas são montadas próximas à mesa de Entradas frias e pratos quentes.

Quiches Salgadas, Tortas, Saladas Frias e alguns frutos do mar são as vedetes deste estilo de cardápio.

“No jardim da Casa Aragon, construimos um pequeno palco de madeira para a apresentação de Bandas de Jazz e Quartetos de Corda que dão um toque de classe aos Brunchs de Domingo – diz Alain Pierre – “Um Domingo ensolarado, uma boa música no Jardim, um Brunch bem equilibrado e um Espumante Brut. Combinação perfeita para um Casamento Charmoso e sem ostentação”

Serviços de Buffet para Casamento – À Francesa e Empratado

Para concluir, existe muita especulação e muitas dúvidas sobre os serviços À Francesa e serviço Empratado.

O Autentico Serviço à Francesa é bem diferente do Serviço Empratado e é muito comum que se faça essa confusão na hora de contratar o serviço de Buffet para o seu casamento.

O autêntico Serviço à Francesa é primoroso, mas inviável para grandes celebrações. Tecnicamente, este serviço é montado em travessas e levadas à mesa para cada convidado. A travessa é apresentada pelo lado direito do convidado que sentado à mesa, se serve dos itens de sua preferência. Obviamente este tipo de serviço só é praticado em raras ocasiões e para eventos pequenos.

Já o Serviço Empratado, comumente chamado de “À francesa” de forma equivocada, é servido em pratos que vão a mesa.

Entrada, Massa, Prato Principal e Sobremesa é o mais comum. A Cozinha prepara o Jantar empratado e a equipe de Serviço serve um prato para cada convidado. É comum ter opção vegetariana e isso é tratado antecipadamente.

“Este serviço é mais trabalhoso, requer o dobro de material e mão de obra e por isso custa mais caro que os demais serviços, mas em minha opinião é um desperdício de dinheiro – Explica Alain Pierre. Em casamentos, as pessoas não querem ficar à mesa sentadas e esperando o próximo prato. Os convidados querem circular, conversar e se divertir e é comum um prato servido e esfriando enquanto o dono do lugar saiu para bater papo com o amigo de infância que não via há algum tempo. Este estilo de serviço é excelente para outros tipos de ocasião que não sejam casamentos. Para um evento empresarial, no qual cada participante esteja à mesa escutando um pronunciamento ou assistindo um áudio visual com conteúdo pertinente ao evento, este é o estilo de serviço mais recomendado”.

Escolha o serviço que mais agradará seus convidados e familiares e boa festa !

Autor

Escreva um comentário

Share This