Com ares campestre e bucólico, o casamento rústico tornou-se uma tendência nos últimos anos. Os grandes salões espelhados e com luzes brancas — moda na década de 1990 e início dos anos 2000 — deram espaço a cerimônias ao ar livre, mais intimistas, com luzes quentes, tecidos naturais, muitas flores, itens em madeira e customizações.

Para te ajudar a planejar um casamento com esse estilo, preparamos algumas dicas de decoração, vestuário, gastronomia e demais itens. Sua festa será lembrada para sempre como uma cerimônia única, cheia de personalidade e très chic! Confira!

Decoração

A decoração de um casamento rústico deve ter muitos móveis e detalhes em madeira, velas, flores, objetos pessoais — como porta-retratos do casal —, almofadas e até mesmo alguns itens vintage, como aquele antigo armário da sua avó, uma vitrola, entre outros.

Uma dica valiosa para não errar e deixar seu casamento com cara de “country” ou “sertanejo”, é combinar sempre os elementos rústicos com outros mais delicados. Por exemplo, se você colocar velas em cima das mesas, combine-as com pequenos potinhos de vidro.

E por falar em detalhes delicados, não se esqueça das flores e plantas! Nesse estilo de casamento, elas são peças-chave. Se você estiver em um jardim, pode aproveitar as plantas naturais do local e integrá-las à decoração. Espécies como gérberas, girassóis, hortênsias e suculentas têm tudo a ver com o clima da cerimônia rústica.

Roupas

Especialmente se for durante o dia, o casamento rústico pede um vestuário mais leve. A noiva pode apostar em tecidos delicados, como os rendados, por exemplo, e as madrinhas podem inclusive usar comprimentos médios e curtos.

Para as daminhas de honra e pajens, também vale fugir do tradicional. Uma bermudinha para ele e vestidinhos leves para elas.

Para o noivo, é essencial fugir do clássico terno preto com gravata. Ele pode escolher uma cor mais pastel, como o nude ou o azul claro, e vestir coletes e suspensórios.

Gastronomia do casamento rústico

Como o casamento rústico é mais descolado, não é preciso tanta formalidade. Você pode apostar em um menu com as chamadas finger foods, que são comidinhas ao estilo dos canapés, ou mesmo em comidas volantes, como caldos e massas.

Nada impede, no entanto, que você faça um jantar. O essencial é deixar seus convidados bem servidos e à vontade.

Local

Um casamento rústico deve ser feito ao ar livre, ou no máximo em um local amplo e aberto, que não tenha cara de salão de eventos. Para isso, você não precisa se deslocar até uma fazenda ou sítio distantes. Saiba que em São Paulo mesmo, por exemplo, existem espaços com boa infraestrutura e ótimas áreas externas para você realizar sua cerimônia.

Você percebeu que planejar um casamento rústico é tão desafiador quanto planejar um casamento tradicional, não mesmo? Apesar disso, esse é um momento que você deve curtir, acima de tudo! Envolver-se com os preparativos e pensar em cada detalhe certamente fará do seu casamento uma cerimônia inesquecível.

Se você gostou das nossas dicas sobre casamento rústico, leia também o nosso post sobre casamentos no campo e conheça ideias inspiradoras.

Autor

Share This