Em meio a tantas preocupações, o checklist de casamento é fundamental para que nada seja esquecido pelos noivos para a preparação do grande dia.

Alguns itens e serviços são essenciais e precisam ser definidos com antecedência para que não haja nenhum imprevisto.

Para que tudo saia perfeito, que tal saber quais desses serviços precisam estar na sua checklist? O post a seguir não deixará você se esquecer de nada! Mostraremos tudo o que não pode faltar na sua lista para o grande dia. Acompanhe!

Local da cerimônia: primeiro item do checklist de casamento

Esse item veio primeiro e não por acaso! O local da cerimônia tem que estar no topo da sua lista, pois é a primeira coisa que deve ser feita após a data ser definida.

Especialmente para quem vai se casar em igreja, o agendamento precisa ser feito com muita antecedência, já que a procura é grande e as datas disponíveis estão sempre meses à frente. O ideal é reservar o local um ano antes.

Lista de convidados: um dos itens mais importantes

A lista de convidados precisa ser definida logo após o local da cerimônia, isso se os noivos já não tiverem esse item definido antes.

Além de ser uma parte divertida e também complexa, a lista será fundamental daqui para frente. Afinal, o número de convidados irá interferir no tamanho do buffet, lembrancinhas e na organização da cerimônia como um todo.

Para definir o local da festa, por exemplo, é imprescindível que já tenha sido definido quantas pessoas estarão presentes, já que algumas casas de festa limitam a quantidade de pessoas para que possam receber os convidados com conforto.

Orçamento: definindo uma série de escolhas

Depois de definir o local da cerimônia e a lista de convidados, já dá para ter uma noção do quanto será gasto no casamento. Geralmente, isso deve ser feito com um ano de antecedência para que o casal se planeje bem e com tranquilidade.

Lembre-se de sempre pensar em valores mais altos, “errando” sempre para mais, para que não haja surpresas. Depois, é só fazer cotações e tentar achar o melhor custo-benefício.

Local da festa: logo depois de definir a cerimônia

Com a lista de convidados, o orçamento, a data e o local da cerimônia definidos, chegou a hora de escolher onde será a festa.

As casas e os salões também têm suas agendas concorridas, por isso, você não pode deixar essa tarefa para depois.

O recomendado é escolher o local entre um ano e dez meses de antecedência para que tudo seja feito da melhor maneira possível, tanto para você quanto para os organizadores do local.

Buffet: depois de definir convidados e festa

O buffet é uma parte literalmente gostosa da checklist! Existem muitas opções no mercado, e algumas casas de festa oferecem serviços de buffet próprios, fazendo um pacote de casamento. Entretanto, a escolha fica a cargo dos noivos.

É necessário fazer isso com certa antecedência, cerca de oito meses antes do grande dia, já que há a busca e a cotação de preços e também a degustação das comidas.

Decoração: para dar a cara dos noivos ao casamento

A decoração é uma forma de expressão por parte dos noivos, então precisa ser cheia de personalidade e beleza. Defina com, aproximadamente, seis meses de antecedência, sempre pensando no estilo do seu casamento.

Seja de forma tradicional, moderna, simples ou sofisticada, a ideia que você quer transmitir deve estar em perfeita harmonia com a decoração da cerimônia e da festa.

Foto e vídeo: o registro do grande dia em imagens

As fotos são essenciais! Elas são o registro em imagens dos momentos de emoção e amor do dia do casamento. Defina o profissional ou a empresa responsáveis com, no mínimo, seis meses de antecedência.

Não se esqueça de olhar o portfólio do contratado. Isso lhe ajudará a ter uma noção da qualidade e do estilo de trabalho. As fotos e vídeos são um material eterno, que trará ótimas lembranças.

Esses são os principais itens da sua checklist de casamento. Analise com cuidado o que não pode faltar e faça seu planejamento o quanto antes.

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre casamentos!

Autor

Escreva um comentário

Share This