O casamento é um momento único na vida dos noivos e familiares, por isso tudo precisa ser perfeito. Além de todos os cuidados com os detalhes para agradar e recepcionar os convidados da melhor forma, o evento precisa ter a cara dos noivos.

Contar a história do casal, antes e durante o casamento, tornará este dia ainda mais especial. Ademais de os dois reviverem seus momentos marcantes, os convidados ficarão mergulhados no clima de romantismo.

Mas como planejar um casamento baseado na história do casal? A preparação para incorporar a história do casal começa cedo. Quer algumas ideias de como fazer isso? Então confira as dicas a seguir!

Save the date

Assim que a data do casamento for definida, o save the date (salve esta data) pode ser publicado ou enviado. Aqui os noivos informam aos convidados quando será a troca de alianças e pedem para que eles reservem a data.

Existem diversas formas de mencionar a história do casal já nesta etapa. Os noivos podem simplesmente escrever um texto contando brevemente a sua história de amor ou criar uma linha do tempo com os principais marcos da relação. Assim como, contar como foi o pedido de casamento é uma ideia interessante.

Site de casamento

Muitos noivos ficam perdidos no início e não sabem como começar a planejar o casamento. Criar um site pode ser uma alternativa bem prática e útil, tanto para organização quanto para contar a história de amor.

Ter um site para o casamento é uma tendência que muitos estão aderindo. Ali os noivos podem contar mais detalhadamente sua trajetória, postar fotos e criar uma hashtag específica para o grande dia. Além disso, o RSVP pode ser feito online e os convidados podem tirar todas as dúvidas.

Convites

Os convites também podem expressar de muitas formas a história dos noivos. Se não tiver site ou Save the Date, este será o primeiro contato dos convidados com o casamento, por isso precisam ser bem pensados.

Os elementos do convite podem remeter à história do casal. Por exemplo, se eles se conheceram ou costumam frequentar a praia, o invite pode ter detalhes que lembram o mar: conchas, estrelas do mar ou mesmo um desenho da paisagem.

Ele também pode apresentar uma linha do tempo, ilustrando datas e momentos marcantes ou contando um pouco mais sobre a vida dos dois. Além disso, pode ser feita uma homenagem aos pais ou mesmo mostrar as origens do casal — noivo do RS e noiva de SP, por exemplo.

Se o casamento for em um local diferente ou precisar de alguma especificação, como ir sem salto ou levar um casaquinho, você pode anexar um mapa e um cartão com as recomendações. Isso já vai criar uma expectativa no convidado e o fará imaginar como será o grande dia.

Local

Não tem como planejar um casamento sem definir o local, não é mesmo? Esta decisão é extremamente importante e fará toda a diferença no momento da cerimônia e/ou recepção dos convidados.

Muitas vezes, o espaço onde o casamento será realizado já conta um pouco da história dos noivos, sendo possível explorar o ambiente ou o destination wedding para deixar o casamento com o estilo do casal e ainda mais romântico.

Votos

Uma das formas mais lindas de contar a história do casal é através dos votos de casamento. É fundamental prepará-los com calma para ler ao noivo/noiva na cerimônia, sendo uma maneira única de incorporar as lembranças dos bons momentos.

Nada melhor do que falar com o coração tudo que sente pela pessoa amada. Por isso, o momento dos votos é tão especial. Os noivos podem contar episódio engraçados, relembrar viagens e expressar o amor que sentem um pelo outro.

Decoração

Um dos passos mais importantes é pensar na decoração, principalmente quando o casal quer contar sua história. Afinal, nos detalhes dos ornamentos conseguimos transmitir basicamente todo o estilo do casamento.

Existem diversas formas de representar a história do casal: um mural com fotos e lembranças, quadros com frases, músicas que façam sentido aos noivos etc.

Uma decoração mais rústica, mais clássica ou com alguma temática auxilia a retratar o romance dos dois. Se o casal gosta de ler, um armário com livros pode ser uma ótima alternativa. Por outro lado, se gosta de viajar, um painel com as fotos das viagens que fizeram é uma opção.

História contada pelos padrinhos

Peça que os padrinhos contem sua história. Essa ideia é super criativa e os convidados ficarão surpreendidos com esta iniciativa.

Os padrinhos e madrinhas podem fazer durante um brinde, contando sobre alguns momentos do casal ou com cartas espalhadas nas mesas. É interessante que eles contem a história a partir dos seus pontos de vista, deixando este momento ainda mais especial.

Vídeo

Criar um vídeo de casamento para contar a história é uma opção incrível. A produção em si já traz muita emoção e isso vai ser notado pelos convidados no grande dia, durante a festa. O vídeo pode ser mostrado em um momento específico ou ficar rodando durante a recepção.

Cardápio personalizado

A ideia de contar a história dos noivos já remete a algo personalizado e por que não fazer isso também com o cardápio? O casamento precisa ter uma identidade e o menu de bebidas e buffet não poderia ficar de fora.

Invista em plaquinhas personalizadas no buffet e na mesa de doces. O menu pode ser colocado em cada mesa, informando aos convidados o que será servido, de uma forma diferenciada. Além disso, criar drinks e pratos personalizados para os noivos é uma tendência.

Música

Outra forma de contar a história dos noivos é com música. Escolha uma playlist que represente um pouco da trajetória do casal. Se for possível, contrate alguém para escrever uma música especial para o casamento. Sem dúvida, esta será uma grande surpresa para os convidados.

Se você estava pensando em como planejar um casamento baseado na história dos noivos, essas dicas vão te ajudar. Lembre-se que o importante é que esses detalhes façam a diferença para o casal, portanto devem ser pensadas e planejadas com carinho. Gostou do nosso post? Então veja agora como organizar um casamento no estilo vintage.

Autor

Escreva um comentário

Share This