O curso de noivos é uma exigência para quem realizará a cerimônia de casamento em uma igreja católica. Diferentemente do que muitos pensam, nesse curso não é ensinado nada em relação à doutrina religiosa, mas sim como o casal deve ser um para o outro em sua vida de casados.

Durante o tempo de “aulas”, os noivos aprendem a lidar melhor com o relacionamento e com todas as questões vivenciadas no cotidiano de casados, encarando o matrimônio com muito mais leveza e cientes do que é necessário para a felicidade do casal se manter intacta ao longo dos anos que estão por vir.

Que tal saber mais detalhes sobre o curso de noivos? Continue a leitura e confira tudo que você precisa saber sobre o assunto!

O que é visto no curso de noivos?

A Igreja se sente na responsabilidade de ajudar os noivos a terem total consciência do que os espera na vida de casados, tendo em vista a importância que o matrimônio tem em suas doutrinas. Desse modo, o curso de noivos busca ajudar o casal a conduzir tudo da melhor forma.

Objetivos

O curso não é um preparo para o dia do casamento, em relação ao que fazer dentro da igreja, mas sim uma orientação para a vida a dois. Nele, os noivos aprenderão sobre os fatores que são cruciais para o matrimônio, como respeito, amor, união, compreensão e outros.

Durante as aulas, os noivos participam de palestras de padres, sacerdotes, casais experientes, psicólogos e outros profissionais. Tudo isso para mostrar como é preciso ter alinhamento e harmonia para conduzir os desafios do casamento.

Questões como educação de filhos, equilíbrio financeiro, direcionamento de compromissos de estudo e trabalho, respeito com a família do parceiro e divisão de tarefas também são debatidos.

Também há dinâmicas de grupo entre os casais, visando manter a participação mais divertida e as aulas mais interessante. Ainda que muitos vão por obrigação em um primeiro momento, acabam descobrindo que o curso é realmente importante e propõe temas imprescindíveis para o matrimônio.

Qual o tempo de duração?

Não há uma estimativa exata, pois cada paróquia ministra o curso da maneira que consegue programar mais adequadamente. Algumas realizam-no em um dia inteiro no final de semana, outras dividem em vários momentos. O importante é se certificar dessa informação junto à igreja em que o casamento será celebrado.

É fundamental que o casal não deixe para em cima da hora e busque as informações necessárias para começar o curso cerca de seis meses antes do casamento. Isso é importante, tendo em vista que ele é obrigatório para a igreja católica.

Com todos os compromissos a serem realizados nos meses anteriores ao casamento, assim como a preocupação para fechar com os fornecedores, é bom nunca se esquecer do curso de noivos. Desse modo, se antecipe!

É importante para o casal se conscientizar de que o casamento é muito mais do que viver junto da pessoa que se ama, sendo necessário compreender valores que ajudarão na felicidade de ambos.

Gostou de saber melhor sobre o curso de noivos? Se você acha que faltou alguma informação importante sobre o que é abordado ou tem alguma dúvida, nos conte nos comentários!

Autor

Escreva um comentário

Share This