As flores são peça-chave da decoração de qualquer cerimônia, afinal deixam os ambientes mais harmônicos, alegres e sofisticados. Mas você sabe como definir as melhores flores para casamento? Neste post, vamos dar algumas dicas para você acertar na escolha!

1. Leve em conta a época do casamento

Optar por flores da estação não apenas traz uma boa relação custo x benefício, como ajuda a criar um clima adequado. Usar flores de inverno em um casamento no verão pode deixar o ambiente pesado, por exemplo. Confira as melhores flores para casamento em cada época do ano:

  • Primavera: amor-perfeito, begônia, boca de leão, gardênia, copo de leite, girassol, tulipa, açucena, campainha, lírio branco, hortênsia, crisântemo, gérbera;
  • Verão: azaleia, boca de leão, lírio, margaridinha, miosótis, papoula, verbena, crisântemo, gérbera, girassol, margarida, lobélia, magnólia, cravos, orquídeas brancas;
  • Outono: papoula, camélia, amor-perfeito, azaleia, crisântemo, margarida, hortênsia, cravina, cravo, begônia, jasmim do cabo, tulipa;
  • Inverno: azaleia, camélia, margarida, amor perfeito, crisântemo, petúnia, tulipa, primavera, begônia, verbena, copo de leite, prímula, girassol, orquídeas, hortênsia.

2. Crie uma paleta de cores das flores para casamento

Antes de investir nas flores, crie uma paleta das cores da decoração. Planeje com a decoradora os tons que você gostaria de ter na sua cerimônia. Vale procurar referências em sites como o Pinterest, por exemplo. Assim, você terá uma ideia de quais cores harmonizam melhor entre si, e poderá aplicar esses tons também na escolha das flores.

3. Considere o horário da cerimônia

Depois de feita a paleta, é interessante considerar o horário da cerimônia para a escolha das cores. Cores mais fortes, como vermelho e rosa, são indicadas para casamentos à noite. Para eventos diurnos, opte por flores em tons pastéis ou claros.

4. Evite flores muito perfumadas em ambientes fechados

Flores com cheiros muito marcantes podem deixar sua festa com um aroma enjoativo. Por isso, evite as espécies muito perfumadas, especialmente se a cerimônia ocorrer em um local completamente fechado e no inverno. Lírio, jasmin, lavanda e narcisos costumam ter cheiros mais fortes. Por isso, se optar por essas flores, prefira um espaço ao ar livre ou misture-as com outros tipos.

5. Harmonize com a arquitetura do espaço

As flores ajudam a trazer sofisticação quando são harmonizadas com a arquitetura do ambiente. O Castelo e a Casa Aragon, por exemplo, são dois espaços em São Paulo naturalmente decorados graças à sua arquitetura belíssima. Optar por um local assim ajuda a criar um conceito em que menos é mais.

6. Invista em flores que combinam com o estilo do casamento

As flores devem acompanhar o conceito da decoração. Se você decide fazer um casamento vintage, por exemplo, pode utilizar flores tradicionais, que têm tudo a ver com o clima retrô desse tipo de cerimônia. Já eventos ao estilo rústico pedem flores do campo. Para cerimônias com ares modernos, opte por espécies de cores neutras.

Combinadas à decoração e ao espaço escolhido por você e seu noivo, as flores para casamento costumam trazer mais charme à sua cerimônia. Com essas dicas, você acertará em cheia! Ah, e lembre-se, a mesa dos noivos merece um arranjo especial!

Gostou deste post? Então assine nossa newsletter para ter acesso a outros conteúdos sobre casamento!

Autor

Escreva um comentário

Share This