A decoração do casamento é um dos aspectos mais importantes da organização do evento, porque é responsável por embelezar o ambiente e expressar o tom da sua festa, além de render excelentes fotos de recordação. Por essa razão, ela deve ser planejada em cada detalhe com o máximo de esmero para fazer jus a esse grande dia.

Nenhum elemento deve ser esquecido nesse processo. Tenha em mente que todos os componentes da decoração são importantes, por menores que sejam. Por isso, é fundamental pensar em questões como as cores da paleta, estilo, tipo de mobiliário, flores, entre tantos outros.

Para ajudar você que vai casar e não sabe como montar a decoração dos seus sonhos, listamos abaixo 10 dicas de como planejar uma ornamentação impecável. Confira!

1. Escolha um estilo

Antes de começar a fazer o projeto para o seu casamento, é importante eleger o estilo da decoração, que servirá como um fio condutor para a escolha de todos os outros elementos. Você pode escolher entre clássico, rústico, vintage, boho, minimalista, romântico, descolado, eco-chic etc.

Somente depois dessa eleição, você poderá definir os materiais que serão utilizados na confecção de artigos decorativos, o tipo de mobiliário, as lembrancinhas e até mesmo as flores que mais combinam com a sua festa.

Uma dica de estilo que virou tendência é o rústico. Indicado principalmente para cerimônias diurnas e ao ar livre, usam-se materiais como madeira, sisal e juta.

Se você quer algo mais descolado e jovem, considere utilizar uma decoração retrô/vintage, que cai muito bem em qualquer horário e local.

2. Mantenha uma paleta de cores

A decoração do seu casamento deve manter todos os elementos em coesão para construir um visual harmônico. Para isso, você deve escolher uma paleta de cores para ser aplicada em todo o projeto.

Algumas paletas que estão em alta são aquelas baseadas em tons pastéis e em branco. Os primeiros são mais indicados para cerimônias românticas e diurnas, por conferir um ar de delicadeza. Já o branco é ideal para quem busca uma decoração elegante e pode ser incrementado com toques dourados ou prateados.

3. Selecione as flores para os arranjos

Definidos o estilo e a paleta de cores, você tem o necessário para selecionar as flores que vão compor o seu arranjo. Para um casamento rústico, aposte em flores do campo. Para cerimônias clássicas, as dicas são as tradicionais rosas ou tulipas. Se você quer inovar, considere fazer arranjos com flores tropicais.

É importante lembrar que flores são produtos sazonais, por isso, você deve ficar de olho nas que florescem na época do seu casório para não se frustrar.

Tratando-se de formato, uma tendência que veio para ficar é a de arranjos desconstruídos, montados com a mistura de folhas, flores e diferentes texturas. Esse tipo é um excelente diferencial para uma festa de casamento e, por ser adaptável, pode ser usado tanto em cerimônias informais quanto nas mais elegantes.

4. Capriche na entrada da cerimônia

Uma entrada bem decorada é uma ótima forma de dar boas-vindas aos seus convidados. A escolha dos elementos para esse espaço vai depender de questões relacionadas ao tipo de cerimônia, ao local de realização e ao horário.

Para casamentos no campo, você pode investir em um arco florido ou portas de madeira antigas. Para locais fechados, uma dica é usar o clássico tapete indicando o caminho do cortejo, que pode ser enriquecido com arranjos florais ou até mesmo velas acesas à margem.

5. Decore o altar

O altar é o lugar para onde todas as atenções vão convergir no momento da cerimônia. Por isso, é necessário dar uma atenção especial à sua decoração. Use arranjos florais grandes para dar destaque. Pode ser usado também um arco de flores, que serve como uma moldura para o casal.

Para quem quer inovar, considere utilizar uma cortina de luzinhas como plano de fundo ou até mesmo dobraduras de origami penduradas.

6. Não se esqueça da mesa dos convidados

A mesa dos convidados também merece atenção na hora de planejar a decoração do casamento. Você deve utilizar arranjos de um tamanho médio e com pouca altura para não atrapalhar a visão dos convidados nem ocupar muito do espaço útil da mesa.

Além disso, você pode optar por um jogo americano ou sousplat que combine com a decoração e investir em um porta-guardanapos decorado.

7. Aposte em uma mesa para os noivos

A mesa dos noivos é uma tradição que está voltando aos poucos e ajuda a dar destaque aos protagonistas da festa. Ela simboliza o início da vida a dois e evita ter que escolher uma das famílias para os noivos sentarem juntos.

Para decorá-la, use plaquinhas sinalizando a cadeira de cada um e aposte em um arranjo diferente, podendo ser maior do que os utilizados nas mesas dos convidados.

8. Invista na mesa de doces e bolo

O bolo de casamento é um dos elementos que merecem destaque e, por isso, deve ser colocado em um local que o ponha em evidência. Se você pretende usar somente uma mesa para bolo e doces, coloque-o no centro e distribua os elementos de forma equilibrada para não ficar nem muito cheio nem muito vazio.

Para decorar, aposte em arranjos florais e bandejas ornamentadas, que enriquecem o visual. Além disso, escolha docinhos que não sejam somente gostosos, mas também bonitos.

9. Ornamente a entrada da festa

Se a festa do casamento for realizada em um local diferente da cerimônia, você também deve decorar a entrada do local para dar boas-vindas aos convidados.

Para tanto, você pode se valer de um mural de recados, um painel com fotos do casal e uma estante decorada com as lembrancinhas. Além disso, também é comum criar um ambiente especial, como uma sala de estar com pufes, poltronas ou até mesmo um sofá.

10. Monte um local para fotos

Uma tendência muito atual é criar um espaço específico para tirar fotos. Esse local geralmente fica próximo à entrada da festa e pode ser um ambiente completo ou somente um painel, que serve como plano de fundo.

A principal dica é investir em uma boa iluminação e caprichar no plano de fundo, que pode ser um quadro-negro com desenhos e frases que lembrem o casal.

Agora que você sabe como fazer a decoração do casamento de forma impecável, conheça mais sobre o romantismo do estilo vintage!

Autor

Escreva um comentário

Share This