Ao entrar no salão, é para ela que todos os olhares são imediatamente direcionados. Não, não estamos falando da noiva. A atração da vez é a mesa de doces para casamento, que, além de reunir as principais guloseimas da festa, é o detalhe mais importante da decoração. Ela servirá, inclusive, como cenário para as fotos posadas.

No Brasil, os doces são uma tradição no matrimônio e acabam representando o clima da festa. São também uma maneira de agradar a todas aquelas pessoas queridas que foram prestigiar um momento tão importante e especial.

Por tudo isso, a tradicional mesa de doces para casamento merece ser planejada com muito carinho e atenção. Neste artigo, você vai descobrir tudo o que precisa considerar para montar a mesa de doces perfeita. Confira!

Qual é a quantidade ideal de doces?

Em uma boa festa de casamento não pode faltar música, animação e, é claro, docinhos para todos os convidados. Definir a quantidade de doces ideal, porém, é um desafio comum. Aqui, é importante manter o equilíbrio, de modo a não exagerar na encomenda ou economizar demais.

Em média, calcula-se cerca de sete doces por pessoa em uma festa de casamento, mas esse número pode variar de acordo com alguns fatores.

Veja abaixo algumas técnicas que servem como orientação para chegar o mais perto possível do ideal de acordo com o seu casamento:

Sobremesa volante

Além dos doces tradicionais, alguns casais optam por oferecer alguma sobremesa volante aos convidados, que pode ser, por exemplo, sorvete, tortas ou petit gateau. Neste caso, a quantidade de bombons pode cair para quatro por pessoa.

Mas, fique atento! O bolo do casamento e o bem-casado não contam como sobremesa, já que são servidos em momentos diferentes da festa.

Vele lembrar, também, que a maioria dos convidados prefere levar alguns doces para casa. Sendo assim, conte com isso ao definir a quantidade por pessoa.

Tamanho da mesa

O tamanho da mesa é outro fator que influencia na quantidade final de doces. Mesas grandes, por exemplo, pedem mais bombons na sua composição para que fiquem completas por inteiro.

Claro que os arranjos de flores e os artigos de decoração também ocupam espaço, mas, o ideal, é que não haja buracos na mesa para não causar a impressão de que há pouca quantidade de doces ou que eles estão acabando.

Para mesas pequenas, recomenda-se repor os doces conforme os convidados se sirvam. Assim, a mesa não terá aquele aspecto de bombons amontoados e, ao mesmo tempo, fica leve e atrativa.

Quais tipos de doce escolher?

A escolha dos doces para o casamento não é uma tarefa simples, uma vez que é preciso pensar além do gosto do casal.

Para garantir que todos os seus convidados saiam satisfeitos, aposte na variedade, escolhendo dos mais tradicionais aos que são tendência.

Brigadeiros e chocolates

O chocolate é paixão nacional, por isso é item obrigatório em toda mesa de doces para casamento. Aposte tanto nas opções de chocolate puro quanto naquelas que o misturam com mousse de limão, por exemplo. Copinho com ganache, trufas e brigadeiros gourmets também são sucesso garantido.

Castanhas

As nozes são consideradas ingredientes clássicos dos casamentos. Hoje em dia, há muitas opções com a castanha além do tradicional bombom. Seus convidados vão esperar por elas, então selecione um doce como o camafeu de nozes e aposte também em outras variações com castanhas.

Sem lactose

É de muito bom-tom incluir alguns doces para pessoas que possuem restrições alimentares, como a intolerância à lactose. A quantidade deles é reduzida e duas opções já vão fazer com que seus convidados se sintam especiais por receberem tal cuidado.

Receita de família

Caso a sua família tenha alguma história marcante com alguma sobremesa, aproveite a oportunidade para fazer essa homenagem na mesa de doces. Pode ser um quindim, um bombom especial ou qualquer receita que seja tradicional para vocês. Com certeza, será uma sensação inesquecível aos seus familiares.

Como decorar uma mesa de doces para casamento?

A mesa de doces é o principal cenário da festa. Por isso, é preciso investir na decoração para que seja feito um trabalho em harmonia com todo o ambiente e de acordo com a paleta de cores definida para o casamento.

Veja o que é preciso para montar uma mesa de doces bem decorada:

Forminhas

As forminhas de doces são fundamentais na composição da mesa. Organizadas em suportes e bandejas, elas são responsáveis por valorizar cada bombom e por gerar o efeito da mesa como um todo.

Há opções de diversos tipos de tecido e em vários modelos, dos mais simples aos mais elaborados. Assim, as forminhas devem combinar tanto com as cores quanto com o estilo do casamento, seja ele rústico, moderno, vintage ou romântico.

Arranjos

Assim como os doces, os arranjos de flores, cristais e qualquer tipo de louça são importantíssimos na composição da mesa. A seleção dos itens também depende do estilo da decoração do casamento.

Aqui, é possível chegar a uma infinidade de combinações. A mais clássica é a mesa assimétrica, com o bolo no centro e demais itens distribuídos de maneira igual nos dois lados.

Plaquinhas

Não são itens obrigatórios, mas a presença de tags ou plaquinhas na frente de cada suporte de doces facilita muito para que os convidados escolham os seus preferidos. Além disso, se elas forem personalizadas, dão um charme a mais na mesa de doces.

Acessórios

Além da composição clássica de doces, forminhas e flores, está em alta acrescentar objetos decorativos que se identifiquem com o casal. Pode ser as iniciais dos noivos em letras 3D, um móbile como pano de fundo da mesa e até miniaturas dos personagens preferidos do cinema.

Peças vintage são muito versáteis e se adaptam facilmente à decoração. Também é interessante colocar objetos pessoais ou da família para dar um ar mais intimista. Entre os acessórios de aparência antiga, relógios, rádios, livros, baús e malas são os preferidos.

Neste quesito, o importante é selecionar ou mesmo fazer itens que, além de harmonizarem com a decoração do casamento, tenham a ver com os noivos.

E então, agora que você viu todas essas dicas, não ficou muito mais fácil visualizar uma mesa de doces para casamento perfeita? Se você gostou desse post, não deixe de compartilhar nas redes sociais com as suas amigas noivas que também precisam de uma forcinha!

Autor

Escreva um comentário

Share This