Escolher o local e a infraestrutura do casamento é uma das etapas mais importantes do planejamento de uma cerimônia, pois o espaço acaba influenciando todas as outras decisões. O horário da recepção, o estilo do evento e o conceito da decoração, a escolha das flores, as roupas, a quantidade de convidados e a gastronomia. Todos esses detalhes fundamentais estão relacionados ao ambiente onde acontecerá sua festa.

Neste post, vamos explicar porque a infraestrutura é tão importante e o que levar em conta na hora de escolher o local do seu evento. Continue a leitura.

Quais são as vantagens de escolher um local com boa infraestrutura?

Conforto para os convidados

O casamento é um momento de alegria e emoção e você quer que seus convidados se sintam à vontade para partilhar desse acontecimento com você. Não existe nada mais chato do que deixar seus convidados sem espaço para transitar, para comer com calma, para conversar e interagir com outros convidados ou mesmo para sentar e relaxar quando estiverem cansados. Um local com boa infraestrutura deixa as pessoas confortáveis e isso é muito importante para manter o bom clima da festa.

Melhores opções de decoração

A decoração é que vai definir o estilo do seu casamento, mas o espaço também entra nessa composição. Isso porque todo ambiente possui uma estrutura básica que não pode ser mudada apenas com a ornamentação. Olhe quais opções o espaço oferece, qual a altura do teto, se há colunas, janelas, espaços abertos, corredores e escadas. Tudo isso pode ser levado em conta e vai ajudá-la a planejar o ambiente com a decoradora.

Garantia de que não haverá problemas no dia do evento

No dia do seu casamento você tem que estar tranquila para curtir a festa sem preocupações. Optando por um local com infraestrutura adequada, as chances de acontecer algum imprevisto diminuem bastante. Além disso, uma empresa séria, com profissionais qualificados e com boa reputação no mercado dificilmente vai deixar você na mão no dia do evento. Preste atenção aos detalhes e contrate o serviço que fizer você se sentir mais segura e confiante.

O que levar em conta na hora de escolher a infraestrutura do casamento?

Capacidade

O tamanho do espaço deve ser adequado ao número de convidados da festa. O ambiente precisa dispor de área suficiente para que as pessoas possam comer confortavelmente, circular sem restrições e dançar à vontade. Além disso, a quantidade de banheiros também deve ser observada. Caso você se case no verão, certifique-se de que o ar-condicionado é suficiente para manter uma temperatura agradável durante todo o evento.

Acessibilidade

Verifique se o local a ser escolhido tem uma infraestrutura acessível a todas as pessoas que estarão na festa, especialmente se você tiver convidados idosos ou com alguma restrição de locomoção. A acessibilidade também se estende aos fornecedores. Há espaço suficiente para o DJ ou a banda e seus equipamentos? A cozinha é equipada o suficiente? A decoradora pode utilizar a arquitetura disponível da maneira como vocês planejaram? Cheque esses itens quando visitar os ambientes.

Segurança

É fundamental que o local seja seguro, afinal é ali que você viverá um dos momentos mais especiais da sua vida. Há pelo menos três itens básicos que você deve verificar:

  • O espaço conta com seguranças? Isso tem algum custo extra? Preciso colocar mais segurança?
  • O alvará de funcionamento e outras licenças necessárias estão em dia?
  • Possui saídas de emergência e extintores de incêndio?

Se você achar que deve reforçar a segurança de alguma maneira, não hesite em falar com os proprietários da casa de evento. Afinal, o casamento é o seu grande dia!

Localização

Prefira espaços que sejam relativamente próximos da igreja (caso haja cerimônia) e dos locais onde seus convidados estão hospedados, se for o caso. Além disso, leve em conta o trânsito no horário de deslocamento, a condição de acesso pelas rodovias e a facilidade de retorno, já que alguns convidados podem utilizar aplicativos de carona como Uber e Cabify para voltar do evento.

Relação custo-benefício

Optar pelo local mais barato nem sempre é a melhor opção. Coloque no papel todas as vantagens que a empresa em questão oferece, além do espaço para locação. Reunir serviços de um mesmo fornecedor pode trazer uma relação custo-benefício interessante, especialmente se você não tiver tempo de planejar cada detalhe ou não conseguir acompanhar todo o processo de preparação da cerimônia.

Arquitetura e conservação

É importante observar a arquitetura do local porque ela pode influenciar o tipo de decoração que você pretende ter em sua festa. Verifique também a conservação dos espaços: se a pintura está em dia, se estão sem vazamentos ou infiltrações, se todos os banheiros funcionam, como é a acústica, entre outros detalhes que, na hora da festa, farão a diferença.

Estilo do casamento

O espaço atende ao conceito que você desenvolveu para o seu casamento? Se a sua preferência é por uma cerimônia com estilo rústico, por exemplo, o ambiente deve oferecer uma infraestrutura ao ar livre que satisfaça essa necessidade. Há quem prefira, por outro lado, salões com linhas retas, modernas e com muitas luzes. Tudo vai depender do estilo de casamento que você planejou. Uma saída interessante é procurar por locais que ofereçam ambas as áreas e conjugar os dois espaços no dia da sua cerimônia.

Veja nosso check-list rápido para você levar na hora de visitar os locais:

  1. capacidade adequada para o número de convidados;
  2. localização fácil para noivos e convidados;
  3. ventilação e ar condicionado;
  4. alvarás e licenças necessárias em dia;
  5. estacionamento e/ou manobristas ou facilidade de acesso;
  6. segurança do local;
  7. horário limite de som;
  8. acessibilidade para idosos ou pessoas com deficiência, caso seja necessário;
  9. contrato de locação justo e satisfatório para os noivos;
  10. itens extras incluídos no serviço contratado.

Gostou das nossas dicas para escolher a infraestrutura do casamento? Acertando nessa decisão, todo o resto será muito mais fácil de planejar! Sua festa será lembrada como um momento de amor e felicidade entre os noivos e os convidados. Você está procurando um lugar incrível para realizar o casamento dos seus sonhos? Entre em contato conosco!

Autor

Escreva um comentário

Share This