Após o noivado, começam os preparativos para o grande dia. Quando o casal anuncia que se casará, logo começam as perguntas e uma das mais importantes é: quando será?

Essa decisão pode ser mais difícil do que parece, afinal, existe uma série de fatores que precisam ser pensados antes de escolher a data para o grande dia.

Para te ajudar com esse dilema, listamos neste post quais são os melhores meses para casar e o que deve ser levado em conta nessa decisão. Acompanhe!

Simbolismo e estações do ano

Antes de pensar nos melhores meses para casar, veja se não tem alguma data importante para vocês. É comum que alguns casamentos sejam cheios de simbolismos que remetem à história do casal.

Muitos casais optam em trocar as alianças no dia em que se conheceram, começaram a namorar ou noivaram. Tem também aqueles que desejam se casar no mesmo dia em que os pais ou avós, como uma forma de homenageá-los.

Outra forma de escolher os melhores meses para casar é definindo primeiro a estação do ano. Normalmente, os casais se identificam com uma época específica. Se vocês gostam de praia e sol, por exemplo, o verão pode ser a melhor opção.

Os doze meses para casar

Depois de definir a estação do ano, chegou o momento de escolher o mês. Na verdade, não existe uma lista com os melhores meses para casar. Tudo depende do gosto dos noivos!

Preparamos uma breve lista dos prós e contras de cada mês. Assim, você terá uma visão geral do que combina e é mais viável para a sua realidade.

Janeiro, fevereiro e março

Os três meses são bem parecidos. A luz do sol e as flores tropicais são incríveis, o que será positivo para o seu álbum de fotos. Além disso, é um período de pouca procura para casamentos e isso será vantagem na hora de negociar os valores.

Por outro lado, esse é um período de férias e muitos fornecedores não trabalham. Por isso, é preciso planejar. O tempo também pode ser um fator negativo: as chuvas e o calor intenso tendem a atrapalhar o grande dia.

Abril, maio e junho

Se você procura os melhores meses para casar, saiba que abril e maio são períodos consagrados. O clima ameno e com poucas chuvas faz desses meses os queridinhos dos noivos. Por ser uma época de muita procura, as datas são disputadas e os valores costumam ser inflacionados.

Junho, por outro lado, é um mês pouco concorrido, o que facilita a negociação com os fornecedores. O clima ameno faz com que as pessoas usem trajes mais confortáveis.

Julho e agosto

Com a chegada do frio intenso, tudo costuma mudar — decoração, trajes e buffet. Julho é o mês das férias, por isso, se você pensa em casar nessa época, o ideal é que planeje e informe os convidados com antecedência.

Agosto tem poucos casamentos pela superstição de que é “o mês do desgosto”. Porém, se você quer economizar, este pode ser o momento perfeito. As tulipas e hortênsias são as flores da estação; aposte nelas para a decoração.

Setembro e outubro

A primavera chegou e com ela as flores, que ficam mais lindas do que nunca. Setembro e outubro podem ser os melhores meses para casar para quem deseja uma cerimônia ao ar livre e com uma decoração mais  romântica. O clima agradável torna esse período bem procurado pelos noivos e os preços podem subir.

Novembro e dezembro

Com o calor marcando presença novamente, os dois últimos meses do ano podem ser ótimas opções. O 13º salário é um incentivo para os noivos escolherem esta época. Por outro lado, são meses bem concorridos e a lua de mel pode ter um valor elevado.

Agora que você sabe os prós e contras, pode selecionar os melhores meses para casar e filtrar até chegar à data ideal. Definindo isso, verifique a disponibilidade com os fornecedores e garanta que seu dia aconteça do jeito que sempre sonhou!

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão para compartilhar com a gente? Então deixe o seu comentário!

Autor

Escreva um comentário

Share This