O casamento é o maior sonho da vida de muitas pessoas. E montar a lista de convidados para compartilhar a realização desse momento é uma tarefa que requer muita dedicação.

Além disso, é necessário definir qual será o tipo de convite usado, levando em consideração que isso também pode definir quem irá ou não à cerimonia. A lista envolve uma série de trabalhos até sua conclusão, para que tudo saia da melhor forma possível.

Quer passar por esse estágio de organização sem maiores problemas? O post a seguir trará tudo que você precisa saber sobre como definir sua lista de convidados. Continue a leitura e confira!

Defina de acordo com o espaço

Na hora de definir a sua lista é sempre importante considerar o espaço em que será realizada a festa de casamento. Esse pode ser um limitador, então é fundamental considerá-lo.

Há duas opções: ajustar a lista de convidados de acordo com a capacidade do local ou escolher um lugar de acordo com o número de pessoas que vocês querem convidar. Independentemente da escolha, não se esqueça da infraestrutura e do conforto para os convidados.

De qualquer forma, é interessante fazer uma lista prévia com os convidados considerados indiepensáveis para participar da cerimônia, e posteriormente definir o local do casamento.

Use o sistema RSVP

Esse sistema é uma ótima maneira de ter a certeza de quem realmente irá no seu casamento, o que já ajuda muito na questão que citamos acima, sobre a definição do local de acordo com o número de pessoas.

No RSVP (do francês “Répondez S’il Vous Plaît”, ou “responda, por favor”, em português) os noivos podem ter um controle maior do número de convidados, já que recebem um feedback de confirmação de todos eles. Com a certeza de quem vai, fica mais fácil definir outras coisas que dependam desse número.

Monte a lista com ajuda de um site

Estamos na era digital, então, nada mais apropriado do que fazer sua lista de convidados para casamento online, não é mesmo? Há alguns sites que possibilitam isso, com opções de personalização aos noivos, facilitando muito o controle de quem estará no grande dia.

Além disso, nesses sites há a funcionalidade de integração com a lista de presentes, deixando os itens que desejam ganhar visíveis a quem for convidado. Os noivos conseguem também ter o controle do que já foi comprado!

Negocie valores com buffet e casa de festas

Os preços dos serviços de buffet, assim como o valor do salão, mudarão de acordo com a quantidade de pessoas no seu casamento. Isso é comum, mas você também pode negociar pacotes que sejam mais interessantes para você.

Descontos sempre são bem-vindos e os fornecedores também não deixarão de perder um bom cliente em troca de orçamentos fixos e engessados. Caso veja que os valores não estão muito interessantes, não hesite em tentar negociar. Possíveis mudanças na lista também podem ser um bom argumento para solicitar descontos.

Elabore uma lista consciente

Pode ser difícil deixar pessoas de fora da sua lista de convidados para casamento, mas talvez será necessário! Por isso, é importante prezar sempre por quem tenha mais relevância, seja na vida do noivo ou da noiva. Os custos são altos, então é importante definir os convidados com muita consciência.

Para que tudo dê certo e saia perfeitamente, é importante ter uma antecedência de ao menos 1 ano na hora de definir sua lista de convidados para casamento. Isso permitirá fazer tudo com calma, sem precipitações e gastos excessivos. Com o passar do tempo, caso seja necessário aumentar ou diminuir a lista, fica mais fácil negociar com o local da cerimônia e com os fornecedores.

Gostou deste conteúdo? Agora que você já sabe como montar a sua lista de convidados para casamento, se quiser mais dicas ou sugestões interessantes, compartilhe conosco nos comentários!

Autor

Escreva um comentário

Share This