O casamento é, definitivamente, um dos eventos mais importantes de nossas vidas, afinal, é o momento em que duas pessoas que se amam se tornam uma só.

Por isso, tudo deve ser pensado e escolhido com cuidado. Cada detalhe — como o topo de bolo para casamento — é importante e contribui para que a cerimônia seja perfeita, única e fique marcada na memória do casal.

bolo, com toda certeza, é um dos protagonistas da festa de casamento. Além de proporcionar uma verdadeira experiência gastronômica, ele também se destaca por ser o ponto principal da mesa, especialmente quando são feitas verdadeiras obras de arte em sua ornamentação.

Um dos itens que mais se destaca na decoração desse quitute — e que causa muita dúvida entre os noivos na hora de escolhê-lo — é justamente o topo de bolo para casamento.

Existe hoje no mercado uma infinidade de possibilidades, que se adéquam a diferentes estilos de festa e de noivos. Exatamente por isso, separamos 6 dicas que vão te ajudar a escolher o topo de bolo perfeito para o seu casamento. Confira!

1. Escolha de acordo com o estilo da festa

Procure combinar o topo do bolo com a decoração da festa. Para isso, pense no ambiente, no estilo de decoração e na iluminação. Tome cuidado, no entanto, com a mistura de cores — o ideal é tentar sempre seguir um padrão para dar mais coesão ao estilo da festa. Vamos explicar:

Clássico

Em uma festa clássica, os tradicionais bonequinhos de porcelana são sempre uma boa pedida. Peças feitas com flores também estão em alta e combinam bastante com esse estilo, além de darem um ar mais sofisticado e leve para o bolo.

Por fim, são ótimas escolhas os artigos de biscuit, acrílico ou plástico — que são os tradicionais e mais utilizados.

Rústico

Um casamento rústico, com ar campestre, pede letras em MDF, objetos de madeira e até mesmo pinhas representando os noivos. Peças mais simples e materiais mais naturais são excelentes apostas para esse estilo.

Moderno

Os topos modernos fogem do convencional e apostam na personalidade e no estilo do casal. Neste caso, os favoritos são os artesanais, os de madeira trabalhada com características dos noivos, os de Paper Toy e os de arame.

Além disso, uma novidade que está fazendo sucesso atualmente são os topos de bolo para casamento em formato de quebra-cabeças. Irreverente e criativo, não?

Campo

Casamentos campestres são tendência e os topos de bolo devem acompanhar esse estilo. Aproximando-se bastante do rústico, você pode investir em flores, pássaros e outras peças feitas de matérias-primas naturais.

Praia

Se for realizar o seu casamento na praia, priorize objetos que remetam ao local. Podem ser peixinhos de madeira, cadeirinhas de praia em miniatura representando os noivos e até mesmo conchas e estrelas-do-mar.

2. Opte por um topo que retrate vocês dois

O topo há muito tempo deixou de ser apenas um acessório que enfeita o bolo e passou a simbolizar a personalidade do casal, trazendo algumas características como hobbies e gostos compartilhados.

Retratar os noivos como eles estarão no dia do casamento — como nos noivinhos mais tradicionais que são colocados em cima do bolo — é o mais comum, porém, não é a única maneira. Sempre há a possibilidade de se escolher um item personalizado e que represente o casal de alguma outra forma.

Os personalizados, na maior parte das vezes, se encaixam em qualquer tema, mas você deve ter um cuidado especial para que não fujam muito ao estilo da festa e principalmente à paleta de cores.

3. Chegue a um acordo com o noivo

Como falamos, você deve escolher um topo que retrate bem vocês dois. Por isso, é muito importante discutir e chegar a um acordo com o noivo.

Existem muitos tipos de topo de bolo para casamento já prontos e há, ainda, a possibilidade de se escolher um personalizado que simbolize o casal. Portanto, é de extrema importância que ele participe da escolha para que vocês sejam representados da melhor maneira possível.

4. Tenha atenção ao material

É essencial que esse artigo decorativo carregue as características dos noivos, mas outra coisa que deve influenciar em sua escolha é o tipo e a qualidade do material.

O topo de bolo para casamento é uma das poucas peças que, após a cerimônia, pode ser exposta como lembrança desse grande dia na casa do casal.

Portanto, caso você deseje guardá-lo como recordação, procure escolher um material de qualidade e com boa durabilidade. Modelos de porcelana, resina, acrílico e madeira duram a vida inteira se bem cuidados e conservados.

5. Ouça sempre a opinião de um profissional

A opinião de quem confeccionou o bolo é muito importante na hora de escolher o topo de bolo para casamento. O profissional poderá avaliar, no que diz respeito à questão técnica, como a peça dos sonhos de vocês pode ser encaixada perfeitamente no bolo.

Por vezes, ajustes no próprio bolo são necessários para que tudo fique de acordo com o desejado e ele consiga sustentar toda a decoração escolhida. Assim, dividir suas ideias com esse especialista garantirá que tudo sairá conforme o planejado no grande dia.

6. Analise o custo x benefício

Os valores do topo de bolo costumam variar bastante, podendo ir de R$ 25 até R$ 1.500! Por isso, você deve avaliar bem todas as dicas que já citamos.

Obviamente, peças mais detalhadas e de material com qualidade superior têm um valor mais elevado. Entretanto, você não precisa fazer esse tipo de investimento se ele não se encaixar no estilo da sua celebração.

Uma saída que pode reduzir bastante esse custo é fazer seu próprio topo de bolo, em estilo DIY (Do It Yourself ou “Faça Você Mesmo”). Assim, você e seu noivo terão uma peça única, que, com certeza, terá a cara do casal e com custo bem menor.

Essa decisão deve ser sua e do seu noivo(a). Procure ouvir a opinião dos profissionais e pessoas próximas ao casal, mas tenha em mente que a decisão para o topo de bolo de casamento deve ser de vocês dois.

E você, gostou das nossas dicas de hoje? Então curta os perfis da Casa Aragon e do Castelo Aragon no Facebook para não perder nossas atualizações e ficar por dentro de conteúdos exclusivos para festas de casamento!

Autor

Escreva um comentário

Share This