Planejar um casamento não é uma tarefa simples. A quantidade de detalhes, itens, serviços e produtos necessários é grande, e cada etapa deve ser pensada e executada com eficiência.

Um planejamento adequado e realizado desde cedo ajuda os noivos a acertarem a contratação e a compra do que for necessário. É fundamental pensar em tudo com calma e acertar aos poucos, para que nada dê errado no grande dia.

Foi pensando nisso que trouxemos este conteúdo com 6 valiosas dicas para planejar um casamento, de modo que tudo esteja perfeito no dia da cerimônia. Confira!

1. Defina a data ideal

A data do casamento é uma escolha que depende de alguns fatores. Muitas mulheres podem ser ligadas a tradições e escolherem, por exemplo, uma data em maio, que é considerado o mês das noivas. Além disso, há outras questões que vão influenciar a decisão final sobre quando será o casamento.

Um fator relevante é a disponibilidade de datas na igreja, que acaba interferindo na definição do dia, assim como a agenda do espaço escolhido para realizar o casamento. Outra importante questão é a época do ano, já que determinados casamentos, como aqueles realizados na praia, dependem de condições climáticas ideais.

O orçamento também é um fator que deve ser levado em consideração na hora de decidir o dia. Quanto mais longe a data, mais tempo para arcar com os custos. Portanto, para os casais que não têm tanta pressa, prolongar um pouco esse tempo de planejamento e pagamento pode ser ideal.

2. Escolha o estilo do casamento

Cada vez mais os noivos podem colocar um pouco de personalidade e de suas preferências pessoais no conceito de seus casamentos. Os diferentes tipos de cerimônia permitem tanto aquela ideia tradicional e elegante quanto algo intimista, feito para poucas pessoas ou que tenha uma abordagem mais simples.

Os noivos precisam pensar no que querem, a nível de desenvolvimento da festa e nas questões estéticas que envolvem a decoração e o conceito do estilo de matrimônio desejado. Hoje, dá para realizar casamentos rústicos, temáticos, luxuosos, tradicionais, na praia, no campo, entre outras possibilidades.

Buscar referências é importante nessa etapa. Fotos e vídeos de diferentes tipos de cerimônias são excelentes porque ajudam o casal a fazer a escolha adequada e planejar um casamento que se concretize exatamente da maneira que sonhou.

3. Antecipe a escolha do local

Uma das principais etapas na hora de planejar um casamento é a escolha do espaço onde ele será realizado. Independentemente da igreja, a festa precisa acontecer em um bom salão, um jardim, uma casa de festas ou até mesmo em uma praia. Com a lista de convidados em mãos, é possível verificar quantas pessoas estarão presentes e, assim, ter uma noção da infraestrutura necessária.

Dessa forma, é importante começar a procurar o espaço para casamentos ideal, que acolha todos com conforto e com estrutura adequada. Observe o acesso, a localização e outros pontos essenciais, como tamanho do lugar, presença de recursos de acessibilidade e de áreas cobertas para uso em caso de chuva.

É importante fechar a negociação do espaço do casamento antes de qualquer coisa, até porque o investimento nessa etapa é grande e, certamente, vai comprometer uma fatia considerável do orçamento disponível. Assim, fica mais fácil planejar os próximos passos.

4. Pense no melhor horário

O horário ideal também faz parte das tarefas de planejar um casamento, afinal, diferentes tipos de eventos acontecem melhor em momentos distintos do dia. É possível realizar a celebração de manhã, ao final da tarde e, principalmente, à noite.

Cerimônias mais tradicionais e cheias de elegância são comumente realizadas no período noturno. Entretanto, há a possibilidade de fazê-las durante o dia. Esse tem sido um costume cada vez maior e que desperta o interesse de diversos casais, já que a decoração pode ser perfeitamente adaptada para a luz do dia, com resultados incríveis.

Alguns casamentos acabam forçando uma escolha predefinida, a exemplo daqueles realizados no litoral. Não que seja inviável realizá-los à noite; porém, não será possível aproveitar as belezas naturais do lugar, especialmente para registros de foto e vídeo. É importante pensar nesse ponto logo após decidir o estilo do casamento.

5. Escolha o menu mais adequado

Existem inúmeras possibilidades de buffet para casamento. Os estilos possíveis e os horários em que serão realizados são fatores a considerar na escolha do menu para a festa. Se a celebração for, por exemplo, durante a manhã, um bom brunch deve ser servido para que os convidados se alimentem e estejam confortáveis para o desenvolvimento da cerimônia.

Em casamentos realizados durante a noite, o jantar é a opção ideal. Nesse caso, o buffet deve oferecer pratos prontos, com diferentes possibilidades de cardápio. Do mesmo modo, não podem ser esquecidos os canapés, as bebidas e outros itens indispensáveis a um evento matrimonial de qualidade.

As bebidas, a propósito, também devem ser pensadas nos detalhes. Épocas mais quentes caem bem com cervejas, espumantes e sucos, enquanto estações mais frias pedem opções de vinho tinto ou uísque. Leve em consideração o total de pessoas que consomem bebidas alcoólicas para calcular a quantidade a ser comprada.

6. Conte com fornecedores competentes

Os fornecedores são peças importantes no planejamento de um casamento. Muitos dos serviços e produtos que serão necessários para o grande dia passam pelo trabalho dessas empresas, que devem ser buscadas de forma antecipada, logo após os noivos fecharem a data e o local da cerimônia.

A decoração necessita de fornecedores de flores, arranjos, brindes e de todos os elementos que fazem parte do visual da festa. Serviços de foto e vídeo também são imprescindíveis, assim como o buffet, DJ’s e músicos. Faça orçamentos, busque referências e preze sempre pelo custo-benefício mais interessante.

Alguns espaços para eventos oferecem bons pacotes, que incluem vários recursos e a estrutura necessária. Tudo isso com o apoio de uma assessoria, que é um serviço muito útil e que pode ajudar na tomada de decisões e na organização.

Seguindo essas dicas, você terá mais tranquilidade na hora de planejar um casamento e se verá livre de sustos para que o grande dia seja perfeito como sonhou.

Procurando um bom espaço para realizar sua cerimônia em São Paulo? Entre em contato conosco e conheça melhor nossos serviços!

Autor

Escreva um comentário

Share This