Os diferentes tipos de festa de casamento demandam opções adequadas a eles e isso está, principalmente, relacionado ao local da cerimônia. Fazer uma boa escolha garante que o grande dia será ideal, contando com boa acomodação dos convidados e com todos os elementos necessários.

Com opções de casamento cada vez mais diversificadas, é importante pensar o que envolve cada um deles. Neste post, você vai conhecer os diferentes tipos e qual o local mais adequado para que aconteçam. Confira!

Brunch: simplicidade e espaço para o buffet

O brunch é uma das opções de casamento mais modernas atualmente, fugindo das escolhas tradicionais, realizando o casamento na parte da manhã, avançando até o meio da tarde. A cerimônia costuma começar às 10h, com a festa indo até às 16h.

Tradicional da cultura americana, o bunch nada mais é do que um meio termo entre o café da manhã e o almoço, justamente por ficar em um horário intermediário. Dessa forma, você consegue atender bem os convidados.

O local de realização desse tipo de casamento costuma ser mais simples que um espaço para eventos tradicional, porém precisa ter uma estrutura básica para atender às necessidades.

As possibilidades são mais diversas: um jardim de uma casa, um rooftop, um espaço de eventos menor (caso haja muitos convidados), ou até mesmo um salão de festas de um hotel. O importante é acomodar bem todo mundo e ter um lugar adequado para dispor a mesa do brunch para que todos se sirvam.

Igreja: tradição que pede mais espaço

Esse é um dos tipos de festa de casamento mais tradicionais. A cerimônia é realizada na igreja, com um padre, seguida de uma festa em um espaço para eventos amplo, que possa acomodar um bom número de convidados. Não há nada muito diferente que pode ser feito, então é bom seguir a tradição para não errar.

A melhor escolha é um espaço que apresente ótima infraestrutura no que diz respeito a receber todos, oferecendo o máximo de conforto às pessoas presentes. Esses casamentos também não fogem à tradição de serem realizados à noite, o que requer um buffet típico, com canapés e outras opções, um jantar, bebidas e doces.

Ao escolher um espaço para o casamento tradicional, certifique-se de contratar um local que se preocupe com o número de convidados não só na hora de definir os preços, mas também para que eles sejam alocados de maneira adequada e confortável. Isso vai permitir que seu casamento seja um momento inesquecível para todos.

Ao ar livre: contato com a natureza é ideal

Essa escolha tem se tornado uma das mais comuns ultimamente, pois traz uma estética única ao casamento. Ao ar livre há muitas coisas que podem ser aproveitadas, como o clima, a beleza de uma paisagem e a luz natural que favorece muito as fotos, parte fundamental de um casamento.

Os casamentos ao ar livre também têm a vantagem de poder acontecer em diversos locais, como fazendas, espaços de festas na cidade, jardins amplos e qualquer outro local que ofereça acomodação e um visual único. Quanto ao horário, geralmente, acontecem ao final da tarde, por conta do pôr do sol.

É fundamental se preocupar com as condições climáticas do dia. Altas temperaturas podem ser incômodas, então é importante proteger os convidados do sol com a nave durante a cerimônia e com guarda sol nas mesas. Esses cuidados também servem para a chuva, mas é importante ter um local fechado e climatizado, pois é preciso cuidado com a mesa do bolo.

Champanhe e bolo: opção simples, mas sofisticada

Um casamento também pode ser um momento especial mesmo quando não se tem a intenção de realizar um evento pomposo e com muitos convidados. Para quem pretende algo mais intimista, mas ainda sim sofisticado, a opção de champanhe e bolo é uma ótima alternativa e que atende muito bem à proposta pretendida.

Nesses tipos de festa de casamento a proposta é algo mais rápido, mas sem perder o charme, mantendo um clima aconchegante. Por isso, é fundamental fazer em um local menor, já que haverá poucos convidados. O ideal é fazer em casa mesmo, podendo ser no terraço, no jardim ou até mesmo na sala de estar, caso ela seja ampla.

A recepção de champanhe e bolo acontece, geralmente, no final da tarde, até no máximo às 17h. Podem ser servidos também alguns docinhos para complementar. O evento também não se estende muito, durando no máximo de 3 a 4 horas. A música deve ser ambiente, para que todos possam conversar tranquilamente.

Almoço e jantar: intimista, porém farto e prolongado

As opções de almoço e jantar contemplam os noivos que querem passar um pouco mais de tempo com seus convidados, mas sem que isso seja algo muito amplo ou luxuoso.

Essa é uma cerimônia simples e, assim como o champanhe e bolo, preza por menos pessoas. Ela também é adequada para quem casa em cartório e quer apenas comemorar ao lado de pessoas mais próximas.

A preocupação deve ser em receber todos com conforto, de forma que os convidados possam interagir e se acomodar como quiserem, tendo em vista que essa cerimônia é à tarde (almoço) ou à noite (jantar). Ela pode ser realizada tanto em casa, como em algum espaço, desde que também não seja muito grande.

Também deve haver espaço suficiente para dispor uma boa mesa de refeição, com opções diversas e com certa fartura. Como a proposta é realmente o almoço ou o jantar, o ideal é servir de 2 a 3 opções. As bebidas alcoólicas também estão presentes, com drinks e coquetéis na parte da manhã e com um vinho harmonizando com as opções de pratos na parte da noite.

Para dar tudo certo: organize com antecedência

Independentemente dos tipos de festa de casamento, o importante é que a escolha seja feita antecipadamente, para que tudo saia como o planejado. A organização é fundamental e mesmo nas opções menores, é preciso pensar em tudo, entrar em contato com fornecedores e deixar todas as questões alinhadas.

Um bom local deve ser capaz de oferecer tudo que você pensou para o seu casamento, desde a acomodação dos convidados, passando por bons registros fotográficos e de vídeo, até a disposição das mesas do bolo, do brunch e da refeição.

Os diferentes tipos de festa de casamento permitem que os noivos façam escolhas bem adequadas aos seus respectivos perfis, ao seu momento atual e ao seu orçamento, sempre aproveitando esse instante de forma única e completa.

Este post trouxe muita informação útil, não é mesmo? Então, assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos como este diretamente no seu e-mail!

Autor

Escreva um comentário

Share This