Na hora de procurar o buffet de casamento é comum que surja uma dúvida: qual a quantidade de comida e bebida ideal? Afinal, para garantir a festa dos sonhos, todos os convidados devem ser bem servidos.

Não existe um cálculo exato: é preciso avaliar diversos fatores para definir a quantidade certa para a sua festa, tendo em vista as diferenças entre cada evento.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas para te ajudar nessa data tão especial. Confira!

Considere o tipo de cardápio

Um dos pontos que interfere na quantidade de comida e bebida é o tipo de cardápio. Almoço, jantar ou coquetel, por exemplo, demandam cálculos diferentes. Caso você sirva um coquetel antes do jantar, os convidados consumirão menos durante a ceia.

Se o casamento for apenas um coquetel ou brunch, é preciso caprichar mais na quantidade e opções, pois os convidados consumirão mais durante toda a festa.

Por outro lado, se for servir apenas um almoço ou jantar, o consumo também será maior nessa refeição, principalmente considerando o tempo de cerimônia até que se inicie o serviço.

Verifique o número e a faixa etária dos convidados

O número de convidados influencia diretamente no buffet de casamento: quanto mais pessoas, maior a quantidade necessária. Porém, também é preciso considerar a faixa etária e o perfil dos convidados. Pessoas mais jovens costumam comer mais; crianças e pessoas mais velhas consomem menos.

Em relação às bebidas, o perfil e faixa etária também são fundamentais. Analise quantos convidados consomem álcool, o tipo de bebida que costumam beber e, a partir daí, determine quanto de cada item será necessário para garantir o bom atendimento para todos.

Estipule o tempo de duração da festa

A duração da festa é outro ponto importante. Se os noivos querem uma festa animada até amanhecer, o consumo de água e outras bebidas será maior. Nesses casos, servir os lanches da madrugada também é uma opção válida, aumentando a quantidade de comida.

Por outro lado, se o planejamento ou o perfil dos convidados resultar em uma festa mais curta, a quantidade de bebidas consumidas diminui e os lanches após a refeição não são necessários, tendo em vista que também são servidos os doces e o bolo.

Defina a variedade que será servida

Dependendo das opções de bebida que serão servidas, quanto mais variadas, menor a quantidade de cada item. Dessa forma, se você optar por servir apenas água, refrigerante e cerveja, precisará de um maior volume de cada bebida escolhida.

Por outro lado, se você também servir sucos, uisque e espumante, a quantidade de cada bebida será menor. Além disso, o percentual alcoólico também influencia: maiores teores alcoólicos significam menor quantidade, tendo em vista que os convidados bebem mais devagar e se satisfazem mais rapidamente.

Conte com um serviço de assessoria

São diversas variáveis para calcular a quantidade, não é mesmo? Apesar de existirem algumas regras que podem ser aplicadas, o ideal é contar com um serviço de assessoria e conversar com os responsáveis pelo buffet.

Com a experiência na organização de casamentos eles poderão definir a quantidade ideal para que todos sejam bem servidos durante todo o seu evento.

Seguindo essas dicas na hora de definir o seu buffet de casamento, você vai garantir que os convidados apreciem a quantidade ideal de comidas e bebidas, além de aproveitar da melhor forma cada instante dessa comemoração!

Agora que você já sabe como calcular a quantidade de comida e bebida para a sua festa, aproveite para ler no nosso post sobre buffet de casamento.

Autor

Escreva um comentário

Share This