Entre tantos detalhes do casamento, o traje do noivo é importante tanto quanto o vestido da noiva. Afinal, ele também faz parte desse momento e estará ao seu lado na frente de todos. Assim como todos os detalhes da cerimônia e da festa, que são analisados cuidadosamente para que tenham harmonia, os noivos também precisam transmitir essa sintonia.

E como atualmente temos uma diversidade maior na questão dos ambientes e dos horários da cerimônia — fugindo um pouco do tradicionalismo e dando maior liberdade aos noivos — é importante destacar alguns detalhes para que a escolha do traje do noivo seja a mais perfeita possível. Confira as dicas que preparamos!

Acompanhe o seu noivo

Não se preocupe! A superstição cita somente que o noivo não deve ver o vestido da noiva antes do casamento, certo? Então sinta-se à vontade para acompanhar o seu noivo e apoiá-lo, orientá-lo na escolha do seu traje.

Comumente as noivas são quem decidem tudo, mas, sim é verdade que os noivos mais modernos estão participando assiduamente dos preparativos e das decisões, compartilhando por igual as tarefas.

No entanto, as noivas antes mesmo de terem sido pedidas em casamento, provavelmente, já tinham um modelo de vestido em mente — que sempre acharam bonito, se imaginaram nele — além, é claro dos acessórios que iriam compor o look.

Justamente por isso vale acompanhar mais de perto esse momento, para ajudar na escolha do traje do noivo sem dar muitas pistas de como será o seu vestido, é claro! Como mencionamos, os noivos precisam estar em sintonia, representando também neste momento a união e o companheirismo, um completando o outro.

Mas se você não se sentir bem nessa situação, tudo bem! Eleja alguém de sua confiança para acompanhar o noivo e de acordo com o seu vestido e os detalhes, escolher um traje que esteja à sua altura.

Compre com antecedência

Regra máxima para o traje do noivo e para o vestido da noiva: que esses sejam os primeiros itens a serem definidos! Certamente o noivo não visitará diversas lojas, não provará diversos trajes, nem ficará indeciso entre outros tantos. Provavelmente decidirá entre as primeiras opções!

Mas fato é que você estará lá para orientá-lo sobre qual será o melhor traje para ele. Por isso avaliar é muito importante. Assim será possível realizar todos os ajustes necessários em tempo hábil.

Caso decidam comprar em uma loja ou até mesmo fazer o traje do noivo, o alfaiate ou o vendedor certamente saberá orientá-los para o melhor modelo e caimento para o noivo em questão. Mesmo com tantas indicações e opiniões, o noivo deve se sentir confortável e, claro, elegante nesse traje.

Detalhes podem comprometer toda a elegância do casal e transparecer que não houve uma preparação por parte do noivo. O caimento no ombro, o fechamento, as mangas e até mesmo as barras da calça são detalhes que podem e devem ser analisados e corrigidos caso necessário.

Por isso adquirir o traje do noivo com antecedência também é muito importante, afinal, não é só o vestido da noiva que necessita de atenção redobrada.

Conheça os tipos de traje

Certamente ao pensar em trajes para noivos, alguns modelos logo virão no consciente. Mas antes de se decidirem por um modelo específico, lembre-se que o traje do noivo também deverá combinar com o vestido da noiva. Por isso analisem todos os detalhes, como local da cerimônia, o horário, o estilo da decoração etc. Para ajudar um pouco mais na decisão, confira abaixo alguns dos trajes do noivo:

Smoking

Caso o vestido da noiva seja aquele vestido dos sonhos — longo, sofisticado e com brilho — e a cerimônia siga o mesmo estilo, o traje mais ideal para o noivo será o smoking.

Muito tradicional, o smoking fará jus a uma cerimônia Black Tie, a qual exige elegância, refinamento e sofisticação também dos convidados.

Terno

Também muito elegante mas com um tom mais formal e clássico, o terno é um dos queridinhos dos noivos. Comumente utilizado em cerimônias noturnas, pode ser utilizado também nas cerimônias diurnas, dando a essa última opção uma característica mais moderna ao noivo.

Calça, paletó e colete fazem parte do look tradicional, mas caso o noivo opte por um ar mais informal ao traje, poderá abandonar o uso do colete.

Fraque

Dentre os modelos anteriores, de fato o fraque não é muito utilizado no Brasil, mas pode ser apresentado em festas e cerimônias mais clássicas e formais. Fraque é aquele traje do noivo em que o paletó é mais comprido nas costas podendo chegar até na altura dos joelhos, com um corte triangular na frente.

Justamente por isso não é indicado para noivos de baixa estatura, visto que poderá causar a ilusão de o noivo ser um pouco menor.

Meio Fraque

Surgindo no Brasil, o Meio Fraque é uma adaptação do fraque que consiste no paletó curto. Foi concebido para ser utilizado em festas e cerimônias menos formais.

Não é uma regra, mas dificilmente vê-se noivos utilizando-o — normalmente são os padrinhos ou o pai do noivo. Mas obviamente não comprometerá o look do noivo, desde que esteja alinhado com o vestido da noiva.

Fique atenta às cores

Os acessórios podem dizer muito sobre o traje do noivo. Como dissemos, a harmonia é essencial em todos os momentos.

Caso o cinto e o sapato sejam pretos, um traje azul-marinho, cinza ou preto farão a combinação perfeita. Agora se o sapato e o cinto forem marrons, o traje do noivo deverá ser obrigatoriamente bege ou areia.

Essas tonalidades citadas serão encontradas facilmente, e é bem provável que o noivo se sinta mais à vontade. Mas sendo ele um pouco mais despojado e extrovertido, cores em alta poderão valorizar o visual dele e tornar a presença mais marcante, como o verde, azul e até mesmo um vermelho paixão!

Como você pôde notar, todos os detalhes do casamento estão entrelaçados, até mesmo na escolha do traje do noivo. A união de vocês estará representada em todos os momentos e pormenores. A escolha do traje do noivo deverá ser também um momento prazeroso e de muita interação entre vocês. Por isso respeitem também as vontades e anseios um do outro.

Assine a nossa newsletter e receba dicas e conteúdos que irão te ajudar a tornar este momento que antecede o casamento ainda mais prazeroso!

Autor

Escreva um comentário

Share This