Realizar um casamento perfeito é o desejo de 10 entre 10 noivas. Por ser um evento único na vida de uma mulher, não existe espaço para equívocos e imprevistos.

Quando o assunto é casamento vegano, aí então é que os detalhes precisam ser minuciosamente observados para que toda a celebração reflita a proposta. É fundamental fazer boas escolhas para ter a tranquilidade de que todos os aspectos que envolvem a filosofia vegana serão considerados na organização da festa.

Pensando nisso, selecionamos 6 passos para ajudar você a fazer um casamento vegano impecável. Leia e descubra!

1. Procure um local apropriado para o casamento vegano

O casamento vegano precisa refletir o estilo de vida adotado pelo casal. Sendo assim, é imprescindível que a noiva visite o espaço escolhido previamente para verificar se de fato está em harmonia com os princípios do veganismo.

É preciso se informar sobre a possibilidade de existirem animais cativos no local, especialmente se for um estabelecimento que disponha de espaço para o casamento em jardim, com lagos e alguma criação de animais, como cavalos, pôneis etc.

Um lugar integrado com a natureza, arborizado e com estrutura capaz de receber seus convidados pode ser uma excelente opção.

A facilidade de acesso ao local também precisa ser checada, pois de nada adianta encontrar o espaço perfeito se sua localização for difícil para os convidados.

2. Escolha os fornecedores com atenção

Tenha em mente que nem todos os profissionais do mercado de eventos conhecem e estão preparados para realizar com eficiência um casamento vegano.

Para evitar surpresas, cheque as referências de cada um dos fornecedores, verifique seus portfólios, e esteja atenta aos comentários sobre eventos já realizados.

Um canal interessante para encontrar algumas dessas informações costuma ser as redes sociais das empresas. Por meio delas, será possível averiguar a satisfação de seus clientes em relação aos serviços prestados em outros eventos, e também constatar se a empresa possui boa reputação no setor.

Os grupos fechados de noivas, no Facebook, por exemplo, também são boas fontes de informação.

3. Verifique a possibilidade de personalização do tema

Não é só com a escolha de um lugar arborizado e integrado com a natureza que se faz um casamento vegano.

O tema precisa influenciar todos os setores do evento. Desde a decoração, passando pelo serviço de buffet, até as lembrancinhas escolhidas.

Os noivos também não podem ficar de fora da proposta, por isso, é interessante que seus trajes estejam em harmonia com o estilo e princípios do veganismo.

Isso significa dizer, por exemplo, que os tecidos das roupas não devem ter origem animal, o que elimina logo de cara tecidos de seda ou lã, acessórios de pérolas, sapatos de couro etc.

Para facilitar a vida da noiva vegana, a melhor alternativa é procurar um(a) estilista para desenvolver seu próprio vestido, de acordo com seus gostos e preferências.

4. Oriente o buffet para que tudo ocorra conforme o esperado

O buffet costuma ser foco de grande atenção por parte dos convidados, por isso, precisa ser escolhido com cautela. Para acertar, dê preferência por grandes empresas que já tenham desenvolvido cardápios veganos anteriormente. Afinal, você não vai querer correr riscos logo no seu grande dia!

Considere, contudo, que o casamento não acontece só para os noivos. Trata-se de um evento que integra também a família e amigos. Portanto, muitos dos seus convidados não serão adeptos do veganismo, e talvez possam não gostar de alguns alimentos.

Para fazer algo democrático, mas que respeite o estilo do casal, é recomendado degustar todos os buffets que forem selecionados em uma pesquisa prévia. Nesse sentido, uma boa dica é levar para a degustação alguém da sua confiança, e que não seja vegano, para emitir uma opinião sincera sobre o cardápio.

Tomando essas medidas você ficará mais segura de suas decisões e certa de que agradará a maioria dos seus convidados.

5. Antecipe-se para evitar imprevistos e dificuldades

Diante de tudo que dissemos é evidente que um casamento vegano demanda maior atenção e cuidados do que uma cerimônia convencional.

Logo, é importante tomar algumas medidas de prevenção. Uma sugestão é montar um checklist que estabeleça todos os aspectos que precisam ser apreciados para que o tema do casamento seja respeitado.

A lista contribuirá para que nada fuja ao controle dos organizadores, bem como dos desejos da noiva. Por exemplo, veganos não utilizam sabonetes de origem animal, e/ou testados em animais. Sendo assim, na toilette do evento, não pode existir itens que contradigam essa opção.

É importante lembrar que  detalhes podem colocar tudo a perder. Se os tradicionais bem-casados, por exemplo, forem embalados com uma tira de couro, com a equivocada ideia de ser natural e orgânico, toda a filosofia vegana será desrespeitada em um único ato.

Na hipótese de contratação de um open bar para oferecer drinks variados aos seus convidados, vale a pena orientá-los no que se refere ao uso de canudos de plásticos e outros itens decorativos que podem não estar harmonizados com a proposta vegana.

6. Contrate um cerimonial para cuidar de tudo

Está mais do que claro que um casamento vegano requer uma série de cuidados para que o tema da celebração seja fielmente seguido e respeitado. Sendo assim, vale a pena considerar a opção de contratar um cerimonial de confiança para cuidar de tudo.

A vantagem nesse tipo de contratação é se livrar do estresse de ter que lidar com vários fornecedores diferentes, e ainda ter que se certificar de que todos estão alinhados no mesmo objetivo.

O custo-benefício também merece atenção, já que empresas que oferecem um pacote completo de serviços com toda estrutura necessária para a realização de eventos impecáveis costumam oferecer um bom custo total.

Já imaginou não precisar mais se preocupar com todos esses detalhes, e muitos outros que certamente surgirão ao longo dos meses que antecedem a preparação do casamento?

Focar no que realmente tem valor, que é a união das famílias, o amor do casal e a organização do novo lar, costuma ser a melhor escolha para as noivas.

Agora que você já sabe como fazer um casamento vegano impecável em 6 passos, entre em contato com a Aragon e conheça nosso pacote completo de serviços!

Autor

Escreva um comentário

Share This