Organizar o casamento com cerimônia e festa no mesmo local é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço. Apesar de sair do tradicional, em que a celebração é feita dentro da igreja, essa opção traz diversas vantagens para os noivos.

Se você quer entender por que essa alternativa se tornou queridinha entre as noivas, continue a leitura deste post! Listamos os principais benefícios dessa escolha e separamos algumas dicas para você organizar o seu casamento com cerimônia e festa no mesmo local. Confira!

Os benefícios da cerimônia e festa no mesmo local

Facilidade no planejamento

O primeiro benefício é a facilidade: não é preciso ficar procurando dois lugares que tenham a data que você deseja disponível. Em apenas uma visita, você consegue conhecer o local e esclarecer todas as dúvidas sobre o contrato.

Alguns locais também oferecem o espaço para os noivos se arrumarem, facilitando ainda mais a organização do grande dia, já que eles estarão no local da festa e não vão ter que se preocupar com o deslocamento e eventuais atrasos.

Para quem deseja fazer uma cerimônia ao ar livre, algumas casas de festas têm ótimos espaços para isso, contando ainda com os ambientes fechados, que podem ser utilizados caso a previsão seja de chuva na data do casamento e os noivos não queiram optar pelas tendas.

Praticidade e comodidade

Ter os dois eventos no mesmo lugar traz mais praticidade para todos: fornecedores, noivos e convidados. As equipes contratadas não precisarão de grandes deslocamentos para organizar dois ambientes, e é mais fácil de controlar tudo que acontece quando todas as etapas estão concentradas em apenas um lugar.

Se os noivos tiverem convidados de fora da cidade, essa escolha é ainda mais prática. Assim, eles terão calma e tranquilidade para chegar ao local do casamento sem se preocuparem com outro deslocamento (e o risco de se perderem) até a recepção.

Outro ponto fundamental são os atrasos: infelizmente, eles podem acontecer, mas quando tudo é feito no mesmo local, é mais fácil recuperar o tempo sem precisar reajustar todo o cronograma.

Desnecessidade de deslocamentos

Além da praticidade de estarem todos no mesmo lugar, a desnecessidade de deslocamento é um ótimo benefício por vários motivos:

  • menos chances de convidados que não conhecem o local errarem o caminho;
  • não há risco de imprevistos no trânsito;
  • mais tranquilidade no estacionamento, pois os convidados não chegarão tão próximos uns dos outros.

Dependendo da distância entre os lugares, do trânsito, da disponibilidade de vagas para estacionar e até das condições climáticas, esse deslocamento pode ser bastante incômodo e até mesmo gerar atrasos para chegar à recepção e reduzir o tempo de festa.

Economia

Os custos para fazer cerimônia e festa no mesmo local costumam ser mais baixos, pois você terá um poder maior de negociação. Sem precisar desses deslocamentos para organizar e comparecer em dois lugares diferentes, os fornecedores podem oferecer descontos e fechar contratos com preços mais atrativos.

Com essa economia, você pode usar a diferença de valores para investir em outros itens do seu casamento, garantindo mais personalização e exclusividade para a festa.

Garantia de exclusividade

Quando a cerimônia é feita na igreja, geralmente, não há apenas um casamento no dia, fazendo com que as noivas precisem dividir a decoração, deixando pouca margem para imprevistos e atrasos.

Em algumas situações, negociar a decoração, escolher as cores, tipos de flores e a iluminação pode ser uma tarefa difícil, afinal, são duas noivas com gostos e sonhos específicos sobre o seu casamento. Fazendo a cerimônia e a recepção no mesmo local, os noivos terão a tranquilidade de planejar tudo do jeito que sempre sonharam!

Como encontrar o lugar ideal

Fazer a cerimônia e festa no mesmo local traz várias vantagens para a sua festa, mas é preciso escolher o lugar com atenção. Observe se ele tem espaço suficiente para acomodar todos os eventos de forma adequada. Se você quer um casamento ao ar livre, questione a possibilidade de transferir para um lugar coberto em caso de chuva, ou se eles possuem tendas e coberturas.

Caso tenha dúvidas, faça todas as perguntas que achar necessárias e, se possível, peça fotos de casamentos que foram organizados dessa forma. Assim, você consegue visualizar o resultado e ter certeza de que está escolhendo o lugar ideal para a sua festa.

Como organizar o casamento

A organização do casamento também tem algumas particularidades com cerimônia e festa no mesmo local e, por isso, separamos algumas dicas para você planejar o evento:

Antes do casamento

Durante o planejamento, converse bastante com o cerimonial, fornecedores do evento e o local da festa para alinhar bem todas as contratações com o estilo escolhido. Nessas horas, contar um com fornecedor único pode ser bastante vantajoso, afinal, ele terá uma experiência maior e contará com uma equipe bem integrada, o que auxilia na hora de organizar o evento e garantir que tudo saia como esperado.

É importante tirar um tempo para analisar as opções em relação à montagem da cerimônia: será no mesmo espaço da festa ou em um ambiente separado? Será preciso retirar cadeiras e fazer mudanças no local antes da recepção?

São questões fundamentais para analisar na hora de escolher a melhor forma de organizar o seu grande dia. Com o auxílio dos fornecedores, você terá um bom planejamento para a cerimônia e a festa.

Após a cerimônia

Entre a cerimônia e a festa, geralmente, os noivos saem da igreja, vão fazer as fotos e depois chegam ao local da recepção. Porém, quando tudo é feito em um só local, os noivos costumam ficar com dúvidas sobre como agir. Essa organização pode ser conversada com o cerimonial, mas existem duas opções que são mais comuns:

  • logo após a cerimônia, os noivos já vão para um ponto do salão, onde iniciam os cumprimentos e as fotos com os convidados;
  • ao término da cerimônia, os noivos deixam o local, indo para uma sala reservada ou um ambiente para fazer fotos dos dois, e depois retornam ao salão, como nas festas mais tradicionais.

Para definir a melhor forma de realizar essa transição, é importante analisar o espaço em que será realizado o casamento e o desejo dos noivos. Mas, seguindo essas dicas, fica mais fácil organizar cerimônia e festa no mesmo local e aproveitar todos os benefícios dessa escolha.

Gostou deste post? Se você está em busca do local ideal para o seu casamento, entre em contato conosco. A Aragon possui espaços com uma ótima estrutura para tornar o seu sonho realidade!

Autor

Escreva um comentário

Share This