Eventos corporativos são uma ótima estratégia para valorizar colaboradores, estimular a produtividade e fortalecer os bons resultados da empresa. E conhecer bem seu público e o objetivo do encontro que você está promovendo é o primeiro passo para organizar um evento de sucesso, ainda mais quando o seu propósito é educação ou qualificação profissional.

É fundamental, por exemplo, saber a diferença entre curso e workshop, dois tipos de treinamentos parecidos, mas com finalidades diferentes. Por isso, neste post explicamos um pouco mais sobre essas duas modalidades, e como as características de cada uma podem impactar na sua organização e planejamento.

Continue a leitura para saber mais:

Curso e workshop: eventos com objetivos definidos

Tanto o curso quanto o workshop têm o objetivo de treinar e qualificar uma equipe, ou determinadas pessoas.

É preciso destacar que, quando se organiza um evento desse tipo, o resultado esperado é de que os profissionais treinados saiam da imersão com capacidade de entendimento do que aprenderam. Assim, a diferença entre um e outro está nos detalhes. Confira:

Características de um curso

É mais teórico

O curso tem a finalidade de apresentar um conhecimento a alguém, para que essa pessoa obtenha formação e qualificação na área estudada a fim de aplicá-la posteriormente. Ele pode ter aplicações práticas, mas não é seu objetivo.

Geralmente, o curso é dado por alguém com formação acadêmica no campo do assunto a ser desenvolvido.

Tem maior duração

Como o curso exige um aprofundamento maior, costuma também ter maior duração, durando semanas ou até meses.

Deve acontecer em um local confortável

O profissional que está oferecendo o curso precisa se sentir confortável para repassar os conteúdos sem maiores preocupações. Portanto, ao organizar um evento desse tipo você precisa encontrar um local que ofereça boa iluminação e estrutura para apresentações de slides (caso o instrutor peça), além de ser silencioso.

Já para quem está assistindo ao curso, é fundamental oferecer cadeiras confortáveis e mesas de apoio para anotações.

Características de um workshop

É mais prático

O workshop geralmente ocorre por meio de um ou mais facilitadores, que expõem suas ideias e convidam o grupo a uma prática. O grupo, então, discute entre si e apresenta suas conclusões.

Em um workshop sobre liderança, por exemplo, poderia ser apresentado um problema em que a liderança estivesse com dificuldades, e os times teriam que trazer proposições para resolver essa situação.

Ocorre em apenas um dia

A finalidade desse tipo de evento é oferecer uma vivência prática e específica do que está sendo ensinado. Por isso, os workshops duram, no máximo, um dia e ocorrem em um período de quatro a oito horas.

Precisa de materiais específicos

Como o workshop é, obrigatoriamente, uma atividade prática, você precisará de materiais específicos. Podem ser mesas de grupo separadas, cartolinas, folhas de papel, canetas, expositores de slides, computadores, entre outros. Alinhe com o facilitador todos esses itens e planeje-se para não faltar nada no dia.

Bom, como vimos, a diferença de organização entre curso e workshop está nos detalhes.

O fundamental é manter a organização, direcionar a divulgação com eficácia e contar com a ajuda de bons profissionais de mercado. Além de escolher um espaço que atenda às necessidades específicas dos treinamentos!

Enfim, o que você achou deste conteúdo? Quer encontrar outros artigos interessantes sobre eventos corporativos? Então aproveite para nos seguir nossas páginas nas redes sociais: Casa Aragon e Castelo Aragon!

Autor

Escreva um comentário

Share This