As flores são peças-chave da decoração de qualquer cerimônia, deixando os ambientes mais harmoniosos, alegres e sofisticados. Além disso, quando o assunto é casamento, as flores podem carregar significados valiosos ou serem escolhidas com intuito de combinar com o buquê, roupas e acessórios dos noivos, compondo o local perfeito.

Mas, você sabe como definir as melhores flores para casamento? Neste post, vamos dar algumas dicas para você acertar na escolha e ter uma cerimônia perfeita!

1. Leve em conta a época do casamento

Optar por flores da estação não apenas oferece bom custo-benefício, como ajuda a criar um clima adequado. Usar flores de inverno em um casamento no verão pode deixar o ambiente pesado, por exemplo.

Além da questão estética, algumas flores não têm a resistência adequada para diferentes épocas do ano. Isso faz com que os arranjos não apresentem a mesma beleza caso fossem utilizados no período adequado.

Para não errar, confira as melhores flores para casamento de acordo com cada época do ano:

  • primavera — amor-perfeito, begônia, boca-de-leão, gardênia, copo-de-leite, girassol, tulipa, açucena, campainha, lírio branco, hortênsia, crisântemo, gérbera;
  • verão — azaleia, boca-de-leão, lírio, margaridinha, miosótis, papoula, verbena, crisântemo, gérbera, girassol, margarida, lobélia, magnólia, cravos, orquídeas brancas;
  • outono — papoula, camélia, amor-perfeito, azaleia, crisântemo, margarida, hortênsia, cravina, cravo, begônia, jasmim do cabo, tulipa;
  • inverno — azaleia, camélia, margarida, amor-perfeito, crisântemo, petúnia, tulipa, primavera, begônia, verbena, copo-de-leite, prímula, girassol, orquídeas, hortênsia.

2. Crie uma paleta de cores das flores para casamento

Antes de investir nos arranjos, crie uma paleta das cores da decoração. Essa paleta provavelmente ajudará a visualizar o ambiente e direcionar as futuras escolhas, contibuindo para um resultado harmonioso.

Planeja com o profissional de decoração quais os tons que você quer ter na sua cerimônia. Para isso, vale procurar referências em sites e plataformas como o Pinterest ou Instagram, por exemplo. Assim, você terá uma ideia sobre quais cores combinam entre si e poderá aplicar os tons também na escolha das flores.

Lembre-se: cada tipo de cerimônia abrirá espaço para diferentes tipos de flores, com suas tonalidades próprias. Assim, é importante pensar a escolha também focando nesse fato!

3. Considere o horário da cerimônia

Depois de feita a paleta, é interessante considerar o horário da cerimônia para a escolha dos tons e combinações.

Cores mais fortes como vermelho e rosa, são indicadas para casamentos noturnos. Para eventos durante o dia, opte por flores em tons pastéis ou claros.

Para essa questão, a dica é pensar em como o horário influencia questões indiretas, com questões como: se o ambiente externo estará ensolarado ou quente, a roupa dos convidados e até mesmo detalhes como o design do convite.

4. Evite flores muito perfumadas em ambientes fechados

Flores para casamento com cheiros muito marcantes podem deixar sua festa com um aroma enjoativo.

Por isso, evite espécies muito perfumadas, especialmente se a cerimônia ocorrer em um local completamente fechado e no inverno. Lírio, jasmin, lavanda e narcisos costumam ter fragrâncias mais fortes. Por isso, se escolher por essas espécies, prefira um espaço ao ar livre ou misture-as com outros tipos que inibam o odor.

5. Harmonize com a arquitetura do local

As flores ajudam na sofisticação quando são combinadas com a arquitetura do ambiente. O Castelo e a Casa Aragon, por exemplo, são dois espaços em São Paulo decorados com diversas plantas, destacando o ambiente graças à sua arquitetura belíssima.

Optar por um local de estilo mais clássico ou com um design clean ajuda a criar uma sensação de acolhimento, em que o jargão “menos é mais” realmente faz sentido!

6. Invista em flores que combinam com o estilo do casamento

Como as flores para casamento possuem papel muito importante na decoração, seus usos precisam ser adequados com o estilo do evento. Hoje, a cerimônia tradicional é apenas mais uma opção entre diversos outros tipos, cada um com uma inspiração diferente. Conheça os principais estilos a seguir e entenda como escolher os melhores arranjos:

Casamento tradicional

A estética de um casamento tradicional abre pouco espaço para flores diversas, mantendo a mesma linha da cerimônia. Assim, tendem a ser mais claras e, se apresentarem tonalidades diferentes, seguem a paleta de cores escolhida sem sair dos pigmentos básicos.

As rosas são flores clássicas que se encaixam muito bem nessa ocasião. Além delas, as peônias também são alternativas tradicionais e interessantes, com um toque delicado e fácil combinação.

Casamento no campo

A escolha por casamentos no campo está crescendo consideravelmente, originando cerimônias inesquecíveis! Nessas ocasiões, a elegância e o charme podem ser incríveis, mesmo nos ambientes em contato com a natureza.

A mistura de pétalas grandes e folhas verdes fazem da gardênia um grande atrativo para essa ocasião, ela pode decorar diversas estruturas em um casamento no campo. Além da gardênia, as margaridas oferecem uma delicadeza e romantismo indispensáveis em um casamento. Os lírios também podem ser ótimas escolhas para trazer mais cor à cerimônia.

Casamento na praia

O casamento na praia eleva o contato com a natureza a um outro nível. Nessas cerimônias, as decorações são naturalmente mais simples, e pedem flores que resistam a temperaturas mais altas, se adequando bem à proposta.

As duas principais opções são a magnólia e a margarida. Elas são flores de verão e, além disso, conseguem compor a decoração do casamento na praia de forma delicada e muito elegante. As gérberas também surgem como boas opções, podendo ser uma escola que gere mais cores à cerimônia.

Casamento boho chic

A cerimônia boho chic mistura estilos, além de gerar uma aparência retrô para os casamentos que, na maioria das vezes, acontecem a céu aberto. Nessa ocasião é possível brincar com as escolhas e misturar bem as flores.

Os girassóis são perfeitos para o estilo boho chic, combinando muito bem com objetos de madeira da decoração. Ele funciona como um contraste, trazendo a cor e vida necessária. As hortênsias também cumprem bem com o papel, com sua tonalidade única e elegância particular.

Casamento requintado

Há quem opte pelos casamentos tradicionais com altos níveis de requinte e, nessa escolha, tudo deve estar em plena comunicação com a proposta central: levar a sofisticação e a elegância aos níveis máximos!

A flores são parte fundamental da decoração e precisam estar alinhadas. A copo-de-leite é ótima para arranjos mais imponentes e grandes. Por ser uma flor comprida e de cor branca, ela supera as expectativas e entrega um ótimo visual.

As rosas brancas também são perfeitas para esse momento, pois tem uma estética mais tradicional e apresentam mais requinte para a cerimônia.

Combinadas com a decoração e espaço escolhido pelos noivos, as flores para casamento costumam trazer mais charme à cerimônia. Com essas dicas, você acertará em cheio! Ah, e lembre-se, a mesa dos noivos merece um arranjo especial!

Gostou deste post? Então, aproveite e nos diga nos comentários quais são suas flores favoritas!

Autor

Escreva um comentário

Share This