Durante os preparativos para o casamento, umas das partes mais fofas é a escolha das roupas de daminhas e pajens. Este trabalho é tão importante como qualquer outro, afinal os pequenos protagonistas também merecem estar bem vestidos. Mas por onde começar? São tantas coisas para resolver que muitas noivas não sabem ao certo o que fazer nesta etapa.

Quando decidirem quem serão os pajens e daminhas do casamento, os noivos devem comunicar os pais das crianças. Neste momento (geralmente a noiva), pode entregar algumas referências de vestidos e trajes ou falar rapidamente sobre o seu gosto.

Portanto, quem decide é a noiva. Na maioria dos casos, as daminhas usam o mesmo vestido, assim como os pajens o mesmo traje. Fica a critério da noiva definir isso e informar aos pais. Confira a lista de ideias que criamos para te ajudar.

1. Pesquise sobre os prós e contras de comprar ou alugar as roupas de daminhas e pajens

Mas, será que é melhor alugar os trajes, comprá-los ou fazer sob medida? Isso vai depender muito dos noivos. Se eles não fizerem questão que os trajes sejam totalmente iguais, não há problemas em alugar. Se os pais forem utilizar o vestido em outra ocasião, vale a pena comprar. Porém, se a noiva optar por um modelo específico de vestido e traje para os pajens, o ideal é fazê-los sob medida.

Definindo o modelo e o estilo, é necessário decidir quem irá pagar. Não existe uma regra para isso, os noivos podem pagar o valor completo dos trajes, os pais podem pagar ou, até mesmo os noivos e pais das crianças podem dividir as despesas –  o importante é chegar a um consenso.

2. Esqueça-se dos padrões e seja você mesma na hora de escolher os vestidos para as daminhas

Muita gente ainda diz que o vestido da daminha precisa ser igual ao da noiva, porém o importante aqui é que haja harmonia de estilos. É legal que os vestidos das daminhas conversem com o da noiva, mas não têm que ser exatamente iguais. Siga o seu estilo e seja feliz na escolha, independentemente das convenções sociais para a ocasião.

Opções de tecidos e estilos

O tule e a renda nunca saem de moda e se adaptam a todos os estilos de casamento.

Se quiser fugir do branco tradicional, o off-white é uma ótima alternativa. Além dele, os tons pastéis ou pérolas são bem usados em casamentos.

Se a cerimônia for durante o dia, é interessante que o vestido seja mais curto e em um tecido leve. Se o casamento for noturno, eles podem ser mais longos.

Cuidados com as crianças que vão usar os vestidinhos

A altura do vestido é uma parte muito importante. Apesar de parecer lindo os vestidos mais longos, isso pode ser desconfortável para a daminha, além de correr o risco dela tropeçar. O vestido adequado é aquele que deixa os sapatos da criança aparecendo.

3. Seja cuidadosa também com a escolha de roupa para os pajens

O momento da escolha das roupas de daminhas e pajens é bem delicado, principalmente na parte dos meninos. Em todos os departamentos, as opções para meninos são mais limitadas e aqui infelizmente não seria diferente.

Mas, ao mesmo tempo, os pajens podem usar um traje parecido com o noivo e padrinhos tranquilamente. Se o casamento for durante o dia, com um estilo mais rústico, as bermudas ou calças com suspensório podem ser utilizados, pois criam um ar descontraído.

4. Não se esqueça dos acessórios

Além de combinar com as roupas de daminhas e pajens, os sapatos precisam ser confortáveis. Por isso, observe o calçado e peça para a criança usá-lo antes do grande dia.

Para as meninas, sapatilhas e sapatos com um minissalto são os mais indicados e a cor deve ser neutra. Quanto aos acessórios, as coroas de flor são uma tendência, principalmente em casamentos durante o dia. Porém, as tiaras são as mais tradicionais. Além disso, as daminhas podem usar uma faixa na cintura com a cor predominante no casamento, por exemplo.

Para os meninos, um sapato social é sempre a melhor alternativa. Porém, se o estilo do casamento for informal, um tênis descolado, por exemplo, pode ser uma ótima forma de dar estilo ao look. Em relação aos acessórios, os pajens não têm muitas opções, mas uma gravata borboleta ou uma meia colorida, podem mudar o traje completamente.

Essas ideias e dicas vão te ajudar bastante e contribuir para que a escolha das roupas de daminhas e pajens seja uma tarefa mais fácil. Se você ainda tem alguma dúvida ou sugestão sobre isso, deixe seu comentário no final deste texto, vamos adorar te responder!

Autor

Escreva um comentário

Share This