Casar ao ar livre é uma das principais opções de noivas e noivos atualmente. Essa decisão dá vida a cerimônias incríveis e os melhores espaços para essa finalidade se adaptam às necessidades do casal.

Para que tudo saia como planejado, é importante considerar alguns fatores na organização do casamento ao ar livre. Pensar nesses detalhes garante o sucesso da cerimônia, cuja organização precisa considerar vários aspectos.

Se sua ideia é casar a céu aberto, este post vai ser muito útil! A seguir, tratamos desse assunto para ajudá-lo no planejamento da cerimônia: veja como é possível preparar tudo sem dificuldades e evitar os principais imprevistos. Boa leitura!

Considere a época do ano

As diferentes épocas do ano têm influenciam fatores essenciais para quem quer fazer um casamento ao ar livre. As condições climáticas, por exemplo, são muito importantes e é fundamental considerá-las para que a cerimônia não seja prejudicada por fatores naturais que podem ser previstos.

Em períodos em que as chuvas são comuns, por exemplo, é recomendável utilizar coberturas nos locais onde os convidados e os noivos estarão durante a cerimônia. A nave é uma estrutura fundamental e que pode fazer muita diferença no evento, independentemente de estar chovendo ou não.

Além disso, é importante que o espaço escolhido tenha áreas fechadas e climatizadas. Afinal, são elas que vão garantir a realização do casamento se a situação climática se alterar e for necessário transferir a celebração para outro local.

Casamentos no verão

No verão, pode ser que o calor esteja forte. Quando se escolhe fazer um casamento a céu aberto, se for esse o caso, pode haver desconforto para todos os participantes em razão das altas temperaturas.

Nesse caso, é importante garantir que haja um guarda-sol amplo para cada mesa, além de bebidas refrescantes — sejam elas alcoólicas ou não. A distribuição de pequenos leques também é bacana e deixa o visual muito bonito. Outra opção é considerar fazer parte da celebração em local climatizado, a depender da intensidade do calor.

Casamentos no inverno

No inverno, a situação é oposta. Isso porque há a possibilidade de ter de enfrentar temperaturas mais baixas isso sem contar os ventos, que podem fazer a sensação térmica ficar ainda mais baixa e causar muito desconforto.

Nesse caso, é interessante considerar distribuir cachecóis aos convidados e servir bebidas quentes. A ideia de levar parte da cerimônia para um local fechado também é válida. É fundamental, ainda, ter áreas cobertas, para que os participantes se abriguem em caso de chuva.

Escolha o melhor horário

Um casamento ao ar livre pode acontecer em diferentes horários por isso, é necessário saber o que considerar para cada um deles. Não há regras, mas algumas recomendações permitem que a cerimônia seja aproveitada da melhor maneira.

Isso é especialmente verdadeiro pela interferência da natureza, que pode, por outro lado, proporcionar momentos incríveis à cerimônia. Confira, a seguir, algumas dicas para cada período do dia!

Durante a manhã

Alguns casamentos ao ar livre acontecem pela manhã: isso é perfeitamente possível desde que a temperatura não esteja muito alta. Esse horário geralmente é escolhido para cerimônias no campo e os convidados ficam hospedados no local, já que é necessário acordar cedo.

Para casamentos de manhã, é importante oferecer um brunch. É preciso que os convidados se alimentem bem para poder aproveitar o evento da melhor forma possível. Lembre-se de que não há nada mais desconfortável do que sentir fome em festas!

Da tarde para a noite

Outra opção é fazer o casamento ao ar livre no fim da tarde, por volta das 16h. Nesse horário, a temperatura já está mais amena, com o sol prestes a se pôr, o que pode se tornar o ponto alto da cerimônia.

Afinal, o efeito visual desse momento pode trazer um clima único e emocionante para a celebração, bem como render registros fotográficos inesquecíveis. Depois, a festa segue noite adentro e é importante oferecer um jantar para que os participantes se sintam confortáveis e possam aproveitar o momento com os noivos.

Esses detalhes mostram o quanto os noivos se importam com os convidados. Com isso, o ambiente da celebração fica muito mais agradável!

Busque um espaço adequado

Um casamento ao ar livre é uma escolha que requer atenção para que não haja brechas para problemas e possa, assim, ser inesquecível. Um dos principais cuidados se refere à segurança: para evitar incidentes, é essencial encontrar um espaço adequado.

Esse local precisa ter a infraestrutura necessária para a realização de um casamento.  Além disso, é essencial que o espaço tenha os recursos que uma cerimônia ao ar livre demanda: só assim, a celebração vai acontecer com segurança e conforto para os noivos e os convidados.

Boa acomodação para os convidados

Qual é o sentido de uma boa festa sem seus convidados, não é mesmo? A presença de familiares e amigos queridos é fundamental no dia mais feliz da vida dos noivos. Por isso, os participantes precisam ser acomodados com todo o conforto necessário.

É importante, então, oferecer boas mesas e assentos para que todos possam assistir à cerimônia e se acomodar confortavelmente para a festa que vai ocorrer em seguida. Além disso, o espaço deve ser amplo: assim, não serão necessários improvisos para abrigar todas as pessoas.

Infraestrutura adequada

Para qualquer tipo de evento, infraestrutura de qualidade é indispensável. Quando se trata de um casamento ao ar livre isso é ainda mais importante. Boas coberturas em pontos específicos, áreas climatizadas e guarda-sóis são alguns dos recursos específicos essenciais para essa ocasião.

Além disso, é importante que o local tenha um bom estacionamento, já que é muito comum que a maioria dos convidados chegue ao local de carro. Lembre-se, ainda, de que é fundamental oferecer acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.

Iluminação ambiente

A iluminação é outro fator indispensável. E ela deve ser perfeita, tanto para o conforto dos convidados quanto para garantir qualidade a fotos e vídeos. Afinal, os noivos querem um belo registro de seu casamento e, para que isso ocorra, é importante que a condição de trabalho da equipe seja a melhor possível.

Em casamentos celebrados durante o dia, esse trabalho fica mais fácil, já que a natureza se encarrega disso. Porém, quando a cerimônia acontece à noite, é fundamental que o espaço tenha iluminação artificial de qualidade, sem exageros que possam tirar o charme do casamento.

Versatilidade é fundamental

Os espaços ao ar livre devem ter a versatilidade necessária para atender às diferentes demandas dos noivos. A possibilidade de fazer modificações estruturais e outras variações é fundamental: essa personalização é necessária para garantir que tudo saia como planejado, especialmente se considerados os diversos estilos de casamento.

Por isso, cada um desses aspectos é importante e deve ser cumprido com rigor. Um bom espaço deve reunir todos eles e fazer valer o investimento dos noivos. Como esse tipo de cerimônia pode ter imprevistos, a preocupação com recursos que impeçam problemas é justificável e deve estar sempre presente.

Tenha a ajuda de especialistas

É bastante comum querer abraçar o mundo e resolver todos os problemas sozinho. No entanto, planejar uma cerimônia de casamento não é simples e cuidar de tudo sem ajuda pode ser estressante e estragar esse momento tão especial.

Felizmente, nenhuma noiva precisa passar por isso! É possível tornar esse processo muito divertido e lembrar desse período com muito carinho no futuro. Para isso, no entanto, é fundamental abrir espaço para a ajuda de uma empresa especializada.

Os profissionais que lidam com esse tipo de situação são treinados e capacitados para resolver todas as minúcias e burocracias da celebração. Dificuldades burocráticas e com a contratação de serviços podem ser facilmente resolvidas por especialistas.

Apesar disso, vale a pena ter em mente que sua opinião é sempre a mais importante! Por isso, não se preocupe: mesmo com auxílio profissional, a festa vai ser exatamente como você deseja. A diferença é que todos os encargos e dificuldades que surgirem durante o planejamento do evento serão tratados por um especialista.

Tenha sempre um plano B

Infelizmente, é impossível controlar a natureza. Por isso, é fundamental que o casal que planeja um casamento ao ar livre tenha um bom e eficiente plano B: assim, se houver imprevistos relacionados às condições climáticas do local, eles podem resolvidos mais facilmente.

Nesse cenário, a ajuda especializada é ainda mais fundamental: os profissionais da área sabem exatamente o que fazer nas mais diversas situações e são capazes de escolher as melhores alternativas para cada ambiente e imprevisto. Por isso, eles são imprescindíveis para minimizar os problemas que podem afetar o grande dia.

Em resumo, é fundamental fazer uma busca antecipada para verificar com calma todos os aspectos fundamentais antes de contratar um espaço para casamento ao ar livre. Além disso, ter ajuda especializada representa um grande diferencial para a organização da festa. Dessa forma, é possível garantir que tudo seja perfeito no grande dia!

Gostou de saber um pouco mais sobre esse assunto? Achou este post útil para ajudar a responder as suas dúvidas? Se ainda tiver alguma pergunta, aproveite para entrar em contato com a gente. Nossa equipe está à disposição para bater um papo com você e mostrar como podemos ajudá-lo a planejar esse momento especial!

Autor

Escreva um comentário

Share This