Organizar casamento sem estresse é o sonho de todas as noivas! Esse é, sem dúvidas, um momento especial e muito esperado. Por isso, é comum que a preparação de todos os detalhes gere preocupações e, em algumas situações, dores de cabeça.

Porém, com um bom planejamento é possível garantir que a organização seja feita sem frustrações, permitindo que tudo saia como desejado.

Para ajudar nessa tarefa, preparamos este post com seis dicas para você organizar casamento sem estresse. Continue a leitura e saiba mais!

1. Planeje-se com antecipação

Antecipar-se nos preparativos é uma das melhores formas de evitar estresse. Quanto mais tempo você tiver para organizar o casamento, mais fácil será lidar com a quantidade de tarefas que precisam ser cumpridas.

Dessa forma, você terá bastante tempo para planejar cada etapa com calma, sem precisar lidar com acúmulo de tarefas ou prazos muitos curtos para tomar decisões e fechar contratos, o que gera mais ansiedade.

Tendo uma data marcada, você já pode começar a buscar fornecedores e ideias para a sua festa. Assim, você terá tempo para considerar cada alternativa, comparar os serviços oferecidos e fazer a melhor escolha para o seu grande dia.

2. Contrate fornecedores de qualidade

Quando se fala em organizar casamento sem estresse, existe um ponto fundamental que deve ser observado: a qualidade dos serviços contratados. São os profissionais e os itens adquiridos que farão com que tudo saia como sonhado, por isso, contratar fornecedores de confiança é muito importante.

Busque indicações e referências e procure saber mais sobre o trabalho de cada um. Pergunte aos amigos e familiares e faça pesquisas na internet — é possível encontrar comentários de outros clientes nas páginas de alguns fornecedores ou em sites especializados.

Solicite degustação, amostras do trabalho, visite o local, enfim, busque formas de conhecer o serviço do fornecedor e verificar a qualidade do que está sendo oferecido. Na hora de fechar um contrato os noivos precisam confiar nos profissionais escolhidos para que possam aproveitar o momento com mais tranquilidade.

Por isso, fazer pesquisas e consultar diferentes fornecedores é essencial. Conhecer os trabalhos e orçamentos de cada um é importante para que os noivos possam encontrar o melhor custo x benefício e evitar arrependimentos após os contratos fechados.

3. Escolha um espaço planejado e de boa estrutura

Para começar a organizar um casamento é preciso decidir onde será a cerimônia e a festa. Para isso, é fundamental contar com um espaço planejado e que ofereça uma estrutura adequada para recepcionar todos os convidados.

Na hora de definir um lugar, os noivos devem se informar sobre diversos fatores, como:

  • capacidade do local, que deve ser adequada à quantidade de convidados;
  • possibilidade de realização de cerimônia, se for o caso;
  • existência de pacotes com mais serviços, como buffet, decoração ou bebidas, que podem facilitar o planejamento com a escolha de um fornecedor único;
  • estrutura dos banheiros e acessibilidade do lugar.

Também é importante analisar a iluminação, a existência de ar-condicionado, a qualidade das mesas, cadeiras e dos itens utilizados para servir os convidados, quando for o caso. Todos esses fatores são essenciais para garantir a qualidade da festa.

Para isso, compareça aos locais e analise toda a infraestrutura, faça perguntas aos fornecedores e não fique com nenhuma dúvida. Assim você evita surpresas desagradáveis ou limitações em relação a outros itens da festa, que podem causar grandes frustrações.

4. Delegue tarefas

Para organizar casamento sem estresse, são muitas coisas para planejar e decisões para tomar. Por isso, para evitar que a noiva fique sobrecarregada, é importante delegar tarefas para outras pessoas. Peça ajuda para sua mãe, irmã, madrinhas, amigas e seu noivo.

Eles podem ajudar em diversas tarefas, como entrar em contato com os fornecedores, comprar produtos, buscar os itens necessários etc. Assim, a noiva terá de lidar com menos funções, ajudando a evitar o estresse, e contará com apoio durante toda essa fase.

Uma ótima dica é a contratação de um serviço de assessoria de casamento, que poderá auxiliar na escolha de fornecedores, planejamento e dicas para festa, além de dar apoio no grande dia, evitando que os noivos precisem lidar com eventuais problemas.

5. Aproveite o momento

Não é só a festa de casamento que vai ficar para a memória. O tempo de planejamento e as escolhas feitas também farão parte das suas lembranças, portanto, aproveite-o. Lembre-se, também, de sair com as amigas e aproveitar o noivado, afinal, serão seus últimos dias antes de iniciar uma nova etapa da sua vida.

Para ajudar a passar por essa fase mais tranquilamente, não trabalhe demais nos preparativos, busque manter a calma, evite discussões desnecessárias e mantenha-se organizada.

O ideal é ter um cronograma ou um checklist, assim fica mais fácil visualizar o que já foi feito, o que ainda precisa ser decidido e o tempo disponível para terminar de organizar casamento sem estresse. Tendo tudo planejado e um controle das tarefas, curta cada escolha: os detalhes dos convites, os modelos de lembrancinha, as provas do vestido de noiva. Fazendo com calma, você transformará esses momentos em ótimas lembranças!

6. Descanse

Finalmente, por mais tarefas que precisem ser cumpridas durante o planejamento, é fundamental que a noiva lembre de descansar durante essa fase — principalmente nos últimos dias. Com a proximidade da cerimônia é comum que tudo fique mais agitado, mas é essencial dormir bem e garantir um bom descanso.

Quando deitar para dormir, lembre-se que não é mais hora de planejar detalhes do casamento. Caso sinta dificuldades, busque uma distração. Tome um banho relaxante e depois leia um livro, assista a um filme ou a uma série para evitar pensar no casamento.

Outra dica é meditar: esse momento de relaxamento pode ajudar a prevenir e reduzir o estresse e a ansiedade. Fazendo isso, quando chegar o dia você terá energia para curtir todos os detalhes da sua festa.

Seguindo esses passos, você vai conseguir organizar o casamento com todos os detalhes, contratando serviços de confiança para que o seja um momento inesquecível para todos os presentes.

Agora que você já sabe como organizar casamento sem estresse, aproveite para baixar gratuitamente o nosso wedding planner e tenha um guia completo para planejar esse momento!

Autor

Escreva um comentário

Share This