Entre as muitas decisões que os noivos têm de tomar enquanto planejam o casamento, um dos detalhes mais importantes é sobre a opção de aderir (ou não) às diversas tradições da cerimônia. A chuva de arroz em casamento é um costume antigo, e vem sendo replicado ao longo da história. Por isso, muita gente nem se preocupa com o seu significado. Mas você sabe como esse hábito começou? Por que os convidados jogam arroz nos noivos após o “sim”?

Neste post, elaboramos uma espécia de miniguia onde explicamos tudo sobre essa prática. Também vamos dar algumas dicas de substituições ao arroz, caso você queira optar por outro tipo de comemoração na saída da igreja. Confira:

Origem da chuva de arroz em casamentos

Em muitos povos antigos, o arroz é o principal alimento, e simboliza a fartura e a fertilidade. Por isso, jogar o cereal no casal de noivos é uma maneira de desejar a eles um futuro feliz, de muitas alegrias e de construção de uma família.

Mas a história mais difundida para explicar a origem da chuva de arroz nos casamentos aconteceu na China, cerca de 4 mil anos atrás. A lenda conta que um mandarim (naquela época, alto funcionário do governo) encomendou uma chuva de arroz para ser lançada na filha dele quando ela se casou. Foi uma maneira de mostrar publicamente sua riqueza e seu amor pela filha.

Evolução do costume: flores e outros hábitos

Aos poucos adotada pela cultura ocidental, a tradição da chuva de arroz teve algumas variações; nos Estados Unidos, por exemplo, o costume foi substituído pela prática de jogar flores. O motivo seria que o arroz poderia fazer mal aos pássaros que, por acaso, acabassem ingerindo o grão. E as mudanças na tradição se estendem a outros países. Em algumas culturas, por exemplo, o arroz é substituído por outros cereais, como o milho.

Alternativas ao arroz

Se você não quer adotar essa tradição e prefere outros tipos de celebrações, pode optar por algumas alternativas. Confira sugestões:

  • chuva de pétalas da sua flor preferida (ou da flor que está mais presente na decoração da festa);
  • chuva de pompons ou papéis picotados;
  • chuva de bolhas de sabão (nesse caso, a produção do evento pode entregar para cada padrinho ou convidado um potinho para fazer bolhas de sabão e avisa-los para utilizarem na saída dos noivos).

Uma das tradições mais consagradas e reproduzidas em todo o mundo, a chuva de arroz em casamento é uma maneira de desejar aos noivos boa-sorte e bons frutos para o futuro. Combina muito com casamentos clássicos e rende fotos lindas na saída da igreja. Se você optar por essa comemoração, lembre-se apenas de checar se o local permite, e de combinar tudo direitinho com o padre, como o responsável pelo lugar ou por quem vai celebrar a cerimônia!

A chuva de arroz pode parecer apenas um detalhe, mas não é. Quando se trata do seu casamento, cada particularidade é importante para realizar a sua festa dos sonhos!

Gostou desse post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que eles também conheçam a história por trás da chuva de arroz em casamentos!

Autor

Escreva um comentário

Share This