Definir o espaço para casamento onde você realizará a cerimônia e a festa é uma das tarefas mais importantes desse momento único, afinal, ela influencia vários outros aspectos do seu evento. Assim, a escolha do local ideal é um dos primeiros passos do planejamento, tendo em vista que ele se relaciona, também, com a quantidade de convidados, a decoração da festa e os serviços contratados.

Neste post, vamos esclarecer a importância dessa definição para o seu casamento. Então, acompanhe a leitura até o fim e saiba mais!

O que o espaço para casamento ideal deve ter?

A escolha do local ideal deve considerar diversos fatores, de acordo com o perfil e o desejo dos noivos. Nesse sentido, ela pode englobar itens como:

  • horário da festa;
  • quantidade de convidados;
  • serviços incluídos;
  • infraestrutura;
  • climatização;
  • segurança.

É importante que os noivos conversem e definam como querem o casamento, quais serviços desejam, como será a festa, entre outros aspectos, pois tudo isso influenciará o tipo de espaço necessário para o evento.

Às vezes, mesmo que um ambiente pareça perfeito, é preciso conversar com a empresa e analisar a infraestrutura para garantir que todos os requisitos sejam atendidos. Algumas informações fundamentais na hora de avaliar o melhor espaço são:

  • capacidade de pessoas;
  • acessibilidade do local;
  • estacionamento;
  • localização;
  • cozinha;
  • arquitetura;
  • conservação.

Além disso, os noivos devem questionar o funcionamento do espaço, para esclarecer questões sobre como deve ser feita a organização, possibilidade de contratações externas, horários permitidos para a instalação de outros serviços e restrições do local. Isso tudo é essencial para evitar que, após fechado o contrato, os noivos sejam surpreendidos com a impossibilidade de utilizar determinados itens ou serviços na sua festa, frustrando os seus planos.

Qual a importância dessa escolha?

O local do casamento é uma das principais decisões dos noivos, tendo em vista que ele acolherá a festa e fará parte de todas as lembranças. Assim sendo, a definição do espaço para casamento ideal é crucial: ele influenciará diversos aspectos do evento, desde a organização da festa até a interação dos convidados. Portanto, uma boa escolha garantirá diversos benefícios para os noivos e para todos os presentes na festa. A seguir, veja os principais!

Assegura mais tranquilidade durante a festa

O local do casamento deve atender alguns requisitos mínimos de segurança e de normas legais para que possa receber o evento. Os órgãos reguladores devem conceder os alvarás de funcionamento.

Na hora de definir o local, é importante verificar a legalidade do espaço e se informar sobre a necessidade de autorizações específicas, além de conhecer sobre as políticas a respeito do som e dos horários para a festa.

Fazendo isso, você terá mais tranquilidade durante o evento, tendo a certeza de que o local tem todas as licenças necessárias para funcionamento. Além disso, o lugar deve possibilitar a criação do cenário para o casamento de acordo com o estilo escolhido e o horário da festa.

Por exemplo, para uma cerimônia ao ar livre, ele deve ter um espaço adequado e permitir a colocação de estruturas de proteção em caso de chuva, garantindo que os planos dos noivos se concretizem mesmo diante de imprevistos climáticos.

Garante conforto para os convidados

Um ponto fundamental referente ao local da festa é o espaço e a quantidade de convidados: escolher um lugar pequeno pode dificultar a distribuição de mesas e a acomodação de todos de forma confortável, prejudicando uma boa circulação.

Por outro lado, lugares muito grandes, apesar de garantir espaço e conforto, dependendo do número de convidados, exige um bom investimento na decoração para evitar que se tenha a impressão de uma festa vazia. Outros pontos importantes que devem ser verificados são os banheiros, os fraldários e a acessibilidade do local.

Dessa forma, na hora de definir o espaço para casamento, é preciso considerar o número de convidados e a existência de eventuais necessidades especiais para proporcionar mais conforto e comodidade para todos os presentes.

Influencia as opções de decoração

A decoração é o que vai refletir o estilo que os noivos escolheram para o casamento. Contudo, a estrutura do espaço pode interferir nas opções disponíveis, sendo indispensável analisar todos os detalhes, tais como:

  • altura do teto;
  • corredores;
  • escadas;
  • janelas;
  • colunas.

Essas questões estruturais podem alterar as possibilidades da decoração, como localização e disposição de mesas, montagem do palco, estúdio para fotos e outros itens ou serviços que os noivos queiram para o seu evento.

Fornece o atendimento ideal

O atendimento oferecido no espaço para casamento contratado também deve ser analisado. É preciso avaliar o que a empresa oferece: se é necessário contratar serviços externos ou se eles garantem um pacote completo, trabalhando também com buffet, garçons etc.

O suporte oferecido pela empresa responsável é fundamental para auxiliar na organização e nos preparativos, tendo em vista que outros fornecedores também dependem da estrutura e do atendimento no local. No caso de lugares que disponibilizam todos os serviços, o atendimento é ainda mais importante, tendo em vista que é essa contratação que refletirá na forma como os convidados serão recepcionados.

Impressiona os convidados e deixa o casamento mais bonito

Finalmente, é a escolha do espaço ideal que vai garantir que o casamento atenda às expectativas dos noivos e impressione os convidados. Com uma boa infraestrutura e um bom atendimento, a organização da festa para que cada detalhe seja como sonhado fica mais fácil.

Além disso, as chances de acontecer qualquer imprevisto são reduzidas e, caso tenha alguma ocorrência, os profissionais contratados estarão preparados para lidar com a situação e implantar as soluções necessárias para que todos possam curtir a festa sem preocupações.

Por isso, na hora de fechar o contrato, verifique também a idoneidade dos profissionais, busque referências e visite o local para ter certeza de fazer uma boa escolha para o seu evento.

Para quem busca espaço para casamento, a cidade de São Paulo é uma ótima alternativa, com um charme inigualável e particularidades que permitem a realização de uma cerimônia e de uma festa para superar todas as suas expectativas.

Pronto! Agora que você já sabe por que é importante definir o local ideal para casamento e como ele influencia na hora de garantir uma festa inesquecível, aproveite para aprender como montar uma lista de convidados!

Autor

Escreva um comentário

Share This