Você conhece todas as possibilidades de estilos de casamento? Para quem quer trazer mais personalidade para esse dia e fugir do tradicional, é importante saber que todos os gostos cabem para o grande momento.

A decoração é parte fundamental para implementar o estilo, já que é nesse quesito que são expressados os principais diferenciais. O local também é um ponto importante, fazendo toda a diferença e dando o clima adequado ao casamento.

Que tal conhecermos os principais estilos de casamento atualmente? O post a seguir vai mostrar 8 diferentes formas de tornar o grande dia em realidade. Acompanhe e veja com qual você se identifica.

1. Clássico

Como o próprio nome já diz, no estilo clássico os noivos optam por um casamento mais tradicional, e isso se estende a tudo que o envolve. Os trajes não abrem muito espaço para expressão, tanto do homem quanto da mulher. A cerimônia costuma acontecer na igreja e em seguida vem a festa, normalmente em uma casa de eventos ampla e com espaço para muitos convidados.

Os casamentos clássicos costumam ser luxuosos, com uma decoração mais conservadora e sempre muito bonita, trazendo uma paleta de cores que abrange o branco, prata e tons pastel — como o rosê —, sem margem para erros. O buffet conta com entradas, prato principal, bolo e doces. Bebidas também contam com opções tradicionais.

2. Rústico

No estilo rústico, há fortes tendências campestres na decoração, com muitos itens de madeira com um acabamento de aparência simples, como mesas, bancadas, pallets, caixotes e cadeiras. Outra característica importante é a iluminação, que pode ser feita com o varal de lâmpadas. Geralmente, esses casamentos acontecem em locais a céu aberto, como jardins ou campos.

A ideia do casamento rústico é mais descontraída e leve. Assim, os noivos podem vestir trajes menos tradicionais, buscando algo menos pesado e engessado. O buffet pode apresentar comidas típicas da cultura dos noivos e até mesmo foodtrucks, que têm feito bastante sucesso.

3. Romântico

O casamento romântico preza por uma identidade em que tudo seja leve e aconchegante, começando pela paleta de cores, toda baseada em tons pastel, geralmente variando entre o branco e o rosa. Muitas flores e delicadeza nos elementos também são essenciais, mas sempre com um toque artesanal, sem muito luxo, mas com muito capricho.

A festa pode acontecer em um campo, em uma casa de eventos menor ou até mesmo em um jardim. Os noivos usam trajes mais tradicionais, próximos dos clássicos, mas menos luxuosos, especialmente se o casamento for durante o dia. O buffet também não sofre tantas alterações, mas oferece muitos docinhos, especialmente os personalizados, com a cara da decoração.

4. Praia e campo

Cada vez mais solicitados, os casamentos a céu aberto têm características bem marcantes. Começando pelo local, que pode ser no campo, na serra, na praia, à beira da piscina ou em qualquer lugar em que haja o contato com a natureza. Consequentemente, isso influencia nos trajes, que ganham tons mais leves e muito menos robustez e luxo, com tecidos leves e frescos.

A decoração se aproxima da natureza, ganhando itens mais simples e de madeira, especialmente mesas e cadeiras. As flores da estação também entram em grande quantidade, trazendo muita beleza e cor para a ocasião. Os cardápios são mais leves, podendo ser um brunch caso o casamento seja de manhã; as bebidas também são mais refrescantes, com sucos e drinks para dias quentes.

5. Boho Chic

O estilo Boho Chic é um dos mais interessantes, tendo em vista que ele mistura uma série de outros estilos, dando origem a um visual abrangente e muito bonito. A decoração tem objetos de estilo rústico e vintage, mas também conta com elementos luxuosos, tudo isso em meio a muitas flores e cores de todas as tonalidades.

Os trajes são pouco tradicionais, com os noivos podendo dispensar até mesmo o paletó, enquanto as noivas encurtam os vestidos e dispensam os saltos. Isso tudo acontece em locações simples e aconchegantes, mas com muito charme, abrigando bem os convidados e criando um clima inesquecível.

6. Provençal

O nome tem origem na Provença, região da França, emprestando características dos casamentos típicos de lá. Esse estilo apresenta um mix de linhas com aspectos ao mesmo tempo rústicos e elegantes, além de trazer um contato com a natureza, especialmente por contar com muitas flores que dividem espaço com móveis de aparência desgastada.

Geralmente, esses casamentos acontecem em campos e jardins na primavera, com as flores específicas dessa época do ano, realçando o clima charmoso e elegante, algo que também se estende ao traje dos noivos. O buffet é mais tradicional, mas pode sofrer algumas adaptações se o casamento for realizado durante o dia.

7. Urbano

Para noivos moderninhos, o estilo urbano é uma ótima opção. A principal característica é a realização em locais pouco convencionais para casamentos, como rooftops, salões de hotel e locais que remetam à arquitetura urbana, especialmente aqueles que ficam a céu aberto.

Os trajem seguem os tradicionais, já que o jovem urbano contemporâneo preza muito pelas boas vestimentas e elegância, mas com um toque de modernidade. O buffet mescla pratos tradicionais, como canapés e outras entradas, mas também pode dar espaço para comidas como pizza, hambúrguer e hot dog! A decoração apresenta itens mais elegantes e sofisticados, mas em uma leitura mais moderna.

8. Temático

Os mais divertidos e expressivos são os casamentos temáticos, que usam os gostos e hobbies dos noivos para decorar, dar características ao buffet, influenciar os trajes, definir a escolha do local e até mesmo a trilha sonora.

Tudo recebe um toque do tema, que pode variar bastante: décadas específicas, gêneros musicais, filmes, séries e qualquer outro assunto ou atividade. Ultimamente, a série Game of Thrones tem feito muito sucesso, inspirando casamentos com uma linha medieval e muito divertidos, assim como o atemporal Harry Potter também dá um toque de bruxaria para os casamentos.

Independentemente do estilo escolhido, é importante sempre se manter fiel às características dele, pois assim os noivos conseguirão ter um momento inesquecível, envolvendo os convidados na proposta pensada para o grande dia.

Agora que você já conhece tudo sobre as possibilidades de estilos de casamento, que tal decidir onde realizar o seu? Saiba como escolher o mais adequado em nosso post especial sobre o assunto!

Autor

Escreva um comentário

Share This