Escolher aquilo que será servido em seu evento é de grande responsabilidade. O tipo de serviço deve combinar com o estilo da festa e oferecer opções para os gostos da maioria dos convidados. Por isso, listamos alguma dicas para você escolher o menu ideal!

MENU DEGUSTAÇÃO

Os aperitivos vêm em pequenas porções. É ideal para eventos mais modernos, já que vão passar independente dos convidados estarem acomodados ou na pista. A ideia é que o convidado experimente diversas receitas, por isso, é possível servir diversos tipos de comidas, desde que possam ser degustadas em pé.

Algumas opções: rolinho de rosbife com farofa de pistache, pacotinho de Zucchini com Brandade de Bacalhau, Rolinho de Berinjela com Tomate e Mussarela de Búfala e Batatinha com Queijo Gruyère.

FINGER FOOD
O menu finger food é parecido com o menu degustação, já que são servidos em formato volante, em pequenas porções. A diferença é que não se usam pratos e cumbucas. Neste serviço, também não entram carnes que precisam ser cortadas ou comidinhas que desmancham.

Algumas opções: bombocado de bacalhau, amarradinho caprese, brioche de salmão, rolinho de berinjela com ratatouille de legumes e rolinho de parma com queijo de cabra.

COQUETEL
Trata-se do serviço de canapés volantes. Pode-se optar por ‘coquetel com prato volante’ e acrescentar um prato quente.

Algumas opções: canapé de arroz negro com shimeji e shitaki, a bruschetta de queijo brie com pesto e maçã verde e a tortinha de alho poró.

FRANCO-AMERICANO
Um dos serviços mais requisitados para eventos. É montado como um banquete, com réchauds. Neste serviço, é possível servir de tudo. A vantagem é que cada um se serve da forma como preferir e a quantidade que quiser.

Algumas opções: rosbife com cinco pimentas, salmão com crosta de laranja e purê de mandioquinha com baunilha, picanha confitada, vinagrete de polvo, bobó de camarão, risoto de cevadinha com cogumelo etc.

JANTAR EMPRATADO
Este é um tipo de serviço que dá muita ênfase à gastronomia, por ter apresentações diferenciadas. Neste tipo de serviço, todos os convidados devem ficar sentados, não há uma ilha com os pratos. Trata-se de um serviço mais demorado, pois espera-se todo mundo terminar um prato para que seja servido o próximo. Além disso, é preciso ter muitos garçons para atender a todos os convidados. Os pratos ficam lindos, pois são servidos imediatamente. Há também uma montagem de talheres bem farta na mesa. Por conta disso, há valores especiais para este o jantar empratado.

Algumas opções: lombo de bacalhau, paleta de cordeiro, brandade de bacalhau, ceviche com arroz negro, salada de figos com queijo de cabra e molho de maracujá, moqueca de frutas.

Autor

Escreva um comentário

Share This