A mesa de casamento é tão importante quanto os outros elementos do projeto de decoração. Os convidados vão compartilhar de um belíssimo e delicioso jantar escolhido com carinho pelos noivos e devem se sentir confortáveis e acolhidos. Então, alguns detalhes fazem toda a diferença!

Neste post, elencamos alguns itens que você pode utilizar na decoração de sua mesa para deixá-la impecável. Eles se aplicam a praticamente todos os estilos de casamento. Em seguida, apresentamos algumas tendências de decoração de mesas para casamento em 2018. Boa leitura!

Tendências de decoração

Toalha de mesa

É um clássico e tem ótima funcionalidade, já que, com apenas um elemento, você consegue decorar a mesa inteira. Vale apostar em combinações de estampas de uma mesma paleta de cores, alternando as ornamentações usadas em diferentes mesas pelo salão.

Caminho de mesa

Opção para noivos que querem deixar as mesas diferentes, sem ousar muito na escolha de estampas ou em outros elementos, como arranjos. Geralmente, o caminho cai 20 cm. Pode ser colocado em cima da mesa crua, ou na mesa com toalhas.

Lugar americano

É a opção mais descontraída para quem não quer utilizar toalhas. Dá um ar mais moderno ao casamento e demarca os lugares dos convidados. Caso o lugar americano seja pendente para fora da mesa, ele passa a se chamar lugadeira. É uma escolha linda!

Sousplat

O sousplat enobrece a decoração da mesa e se aplica a diversos estilos de casamento. Pode aparecer em diversos materiais: prata, porcelana, vidro, acrílico, rattan, mdf, courino. É só adequar esse elemento ao restante da ornamentação.

Porta-guardanapo

Outro detalhe que confere charme à decoração da mesa é o porta-guardanapo. Ele complementa a dobradura feita nos guardanapos e finaliza a ornamentação. O porta-guardanapo pode ser um elemento personalizado, com as iniciais dos noivos esculpidas em madeira, por exemplo, ter a forma de um pequeno arranjo de flores ou de anéis de metal.

Como decorar sua mesa de casamento

As mesas de casamento longas continuam em alta em 2018. Com capacidade para acomodar um maior número de convidados, elas dão a sensação de um grande almoço em família, trazendo proximidade entre os que estão sentados à mesa. É muito bacana para criar um clima aconchegante e pode ser aplicada em diversos estilos de casamento, dos mais clássicos aos rústicos.

Para a decoração central, uma das principais apostas de 2018 é o mix de vasos. Eles podem ser distribuídos ao longo de todo o comprimento, apresentando variações no design, na diversidade de flores e de cores. O mix de vasos combina principalmente com mesas sem toalha ou com ornamentos discretos, sem tantas estampas.

Caso você opte por uma mesa longa, pode apostar em arranjos contínuos, que percorrem todo o comprimento da mesa e trazem para a decoração uma sensação de uniformidade. Também vale investir em centros de mesa baixos para facilitar a comunicação entre os convidados durante o jantar.

O mobiliário descontraído combina com casamentos modernos, fora do estilo tradicional ou clássico. A ideia aqui é combinar diversos tipos de design e de material. As cadeiras, por exemplo, podem ser de metal, de palhas, de madeira, coloridas, estampadas. O bacana é que o mobiliário ajude a criar a decoração da mesa.

Itens personalizados fazem toda a diferença e harmonizam especialmente com casamentos intimistas. A escolha dos itens fica a cargo dos noivos. As opções são muitas: guardanapos com as iniciais (de que já falamos acima), livros de orações (caso representem a religiosidade dos noivos), imagens, fotos emolduradas por materiais sofisticados, indicações charmosas do lugar de cada convidado, dentre outras.

A decoração da mesa de casamento deve acompanhar o restante da decoração, promovendo harmonia no ambiente e trazendo elementos aconchegantes para a hora do jantar. Gostou das dicas? Assine nossa newsletter e receba outros conteúdos exclusivos!

Autor

Escreva um comentário

Share This