Mesmo que seja descontraído, o Grande Dia ainda deve ser tratado como uma cerimônia, que carrega tradição e simbolismos. Por isso, seguir algumas regras de etiqueta para casamento é importante para que tudo funcione de maneira organizada.

Adotar essas regras não significa que seu casamento será rígido. Elas servem para criar um ambiente agradável e não atrapalhar a celebração e a alegria que os noivos e todas as pessoas estão sentindo.

Além disso, as cerimônias e as festas evoluíram ao longo do tempo, e você pode adaptar as regrinhas para que se encaixem no estilo do seu casamento. Fizemos uma lista com as cinco mais importantes. Confira!

1. Entrega dos convites

Essa é uma daquelas regras que já mudou com o tempo e você pode adotar o que considerar mais razoável. Antigamente, os convites eram distribuídos com três meses de antecedência. Hoje, apenas um. Se você tem convidados que moram no exterior, por exemplo, ou que precisam fazer um grande deslocamento para estarem presentes, opte pelo tempo de três meses. Vale também enviar um save the date seis meses antes.

2. Vestimenta dos noivos

A cor da noiva é o branco, mas é possível optar por variações como o off-white ou tons perolados. No caso do noivo, o ideal é optar pelo fato escuro (para casamentos à noite) ou fraque (para casamentos de dia). Nesse caso, também é permitido ao noivo usar tons pastéis.

3. Distribuição das mesas

Deixar que os convidados escolham seus lugares pode até parecer uma tentativa de deixá-los mais à vontade, mas a verdade é que essa medida pode causar grandes confusões. É provável que algumas mesas não sejam preenchidas e outras fiquem lotadas. Então, faça você a distribuição dos lugares, lembrando sempre de privilegiar convidados especiais, como pais e avós dos noivos.

4. Presentes

Como lidar com os presentes? Essa é uma dúvida bastante comum entre os noivos. Fazer uma lista e deixá-la disponível para acesso online facilita a escolha dos convidados. Porém, não cobre que os convidados sigam essa lista, porque pode soar grosseiro. Geralmente, os convidados levam os presentes à casa da noiva, antes da cerimônia. Se receber algo durante a recepção, agradeça, deixe com o cerimonial e leve para casa após o término da festa.

5. Festa

O momento mais despojado do evento também merece atenção em alguns pontos. Primeiro, é ideal escolher um local que tenha espaço para a realização da festa. Do contrário, os convidados não se sentirão à vontade para dançar. Afastar as mesas para criar uma pista de dança não é nada bacana ou sofisticado. Atente-se também à quantidade de bebida alcoólica. Não exagere para evitar criar acidentes.

As regras de etiqueta para casamento ajudam os noivos a planejar o Grande Dia com mais facilidade, seguros de que tudo dará certo, a recepção será ótima e os convidados se sentirão bem-vindos!

Se qualquer situação inoportuna surgir, vale pedir ajuda da equipe de eventos ou mesmo das madrinhas e dos padrinhos. É preciso tentar resolver da melhor maneira possível e seguir a festa! Afinal, todos querem compartilhar e celebrar o amor dos noivos!

Quer encontrar outras dicas como estas? Siga nossas páginas nas redes sociais: no LinkedIn e no Facebook, onde temos a Casa Aragon e o Castelo Aragon!

Autor

Escreva um comentário

Share This