Tradição é um termo de origem no latim, que significa “entregar” ou “passar adiante”, ou seja, transmitir costumes, comportamentos, memórias e crenças. Cada país possui as suas. Confira agora as tradições de casamento de cinco países:

Vestido branco, chuva de arroz e bem casado

Dentre as tradições de casamento, nós já falamos aqui sobre a tradição do vestido branco e onde ela surgiu (clique aqui e confira), mas você sabe de onde surgiu a chuva de arroz ao final da cerimônia? Tudo indica que teve início na China, há 4 mil anos, quando um mandarim queria demonstrar sua riqueza na festa de casamento de sua filha. Assim, comprou uma chuva de arroz, alimento que simboliza prosperidade na tradição oriental, e jogou nos noivos após a cerimônia de casamento.

O bem-casado é outra tradição brasileira, mas que nasceu de uma mistura de uma tradição portuguesa. O que diferencia o nosso é que a nossa massa é de pão-de-ló!

Vestido de noiva vermelho

Na Índia, os costumes fogem do nosso tradicional vestido branco e véu. Lá, é costume que a noiva vista um vestido vermelho, além da cor presente em jóias, na decoração, nos desenhos de henna e no sindoor, pó vermelho que o marido usa para marcar o meio da testa e a cabeça da noiva, mostrando que a partir daquele momento são do mesmo sangue, duas pessoas unidas em uma só. O tom quente escarlate simboliza romance, libido, alegria, saúde e boa sorte.

Polterabend

Na Alemanha, eles possuem uma tradição chamada Polterabend, onde, na noite anterior ao casamento, os convidados e o casal se reúnem para começar a comemorar, como uma recepção onde todos comem, bebem, dão risada e conversar. Ao final, os convidados quebram as louças no local onde a festa estava acontecendo, e o casal deve limpar os cacos. Essa tradição mostra o trabalho em equipe e, diz a lenda, traz sorte ao casal.

Quebrar copos

As tradições de casamento judaicas falam que os copos devem ser quebrados durante o casamento. Ao fim da cerimônia, o noivo quebra a peça com o pé direito. Acredita-se que, nesse momento, a família estaria mais exposta a coisas negativas como a inveja e o mau olhado, e o copo atrairia todas essas energias negativas. Quando o copo se quebra, com ele são quebradas a inveja, a cobiça, o mau olhado, o interesse e qualquer sentimento ruim.

Falso sequestro com pagamento de resgate

Na Romênia existe uma tradição em que a noiva sofre um sequestro de mentira e o noivo precisa salvá-la por meio do pagamento de resgate. Tudo é combinado e ninguém se machuca, o pagamento do resgate normalmente é em bebidas, declarações ou provas de amor.

Muitas camadas de tecido, peruca e chapéu

No casamento típico japonês, o noivo e a noiva vestem quimonos de seda e chinelos com meias brancas. O quimono possui muitas camadas de tecido, na cor branca que significa pureza e a boa vontade da noiva para ganhar as novas cores do noivo. Além disso, usam uma peruca e um chapéu grande, o wataboshi.

Autor

Escreva um comentário

Share This